Antiga ETAR de Esmoriz é agora um parque verde com lagoas e plantas aromáticas

Espaço de 24 hectares foi inaugurado quinta feira pela Câmara de Ovar, com actividades lúdicas e bicicletas gratuitas

Fotogaleria
Parque implicou investimento de 1,7 milhões de euros Adriano Miranda
Fotogaleria
Projecto foi comparticipado por fundos europeus, em 85 por cento do seu valor Adriano MIranda
Fotogaleria
A ETAR de Esmoriz estava desactivada há oito anos Adriano Miranda
Fotogaleria
Espaço terá actividades na área da educação ambiental Adriano Miranda

Marisa Soares, de 12 anos, viu rãs pela primeira vez numa das seis lagoas do Parque do Buçaquinho de Esmoriz, Ovar, inaugurado esta quinta-feira. Também viu patos e um jardim de plantas aromáticas e andou de bicicleta pelos trilhos de madeira do espaço de 24 hectares. “Está bonito, está florido”, comenta.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que funcionou durante 12 anos e se encontrava desactivada há oito, é agora uma extensa zona verde com  lagoas de águas depuradas, torre e postos de observação de avifauna, centro de educação e interpretação ambiental, geradores eólicos e painéis solares, parque infantil. Marisa não sabe o que é uma ETAR. É o pai Vítor Soares, que ajudou a transformar o espaço, que lhe explica sem termos técnicos. Ela fica surpreendida.

Manuel Sá, de Cortegaça, é mais velho e sabe que as lagoas já tiveram outras funções. “Está interessante, está uma obra bonita. A reconstrução de uma ETAR, para onde se despejavam fossas, é interessante”, avalia. E atira dois desejos. “Espero que se mantenha limpo e que tenha muito movimento”.

Sónia Mozes, de Gaia, espera pela cerimónia de inauguração sentada na relva. Aproveita o feriado para espreitar um espaço que viu num convite disponível num estabelecimento comercial da zona onde vive. “Está muito bem feito, muito giro. É muito bom aproveitar uma coisa que estava desactivada para um projecto como este”, diz.

Ovar colocou o ambiente e a qualidade de vida no centro das atenções das comemorações do 25 de Abril. Inaugurou um parque verde , num investimento de 1,7 milhões de euros, comparticipados a 85 por cento por fundos comunitários, encheu-o de actividades ao longo do dia, e apresentou à comunidade a Rede de Mobilidade Ciclável e Pedonal do Concelho de Ovar. Cerca de 60 quilómetros para percorrer a pé ou de bicicleta em todo o município em pistas dedicadas, pistas mistas e trilhos da natureza.

O concelho terá ainda uma ecopista que ligará Esmoriz e Furadouro e que estará concluída dentro de mês e meio, uma ponte que ligará Esmoriz a Paramos, no concelho vizinho de Espinho, e que está em fase de projecto, e ainda 100 bicicletas à disposição em 11 parques do município de utilização gratuita. Uma rede, segundo o vereador do Ambiente, José Américo, “planeada e sustentada” com um mapa que estará em constante actualização.

O presidente da Câmara de Ovar, Manuel Oliveira, quis associar o dia da liberdade à qualidade de vida da população. Transformar um espaço ambientalmente degradado e abandonado num parque de lazer, que rentabiliza recursos naturais e disponibiliza meios pedagógicos, é um bom sinal e “um exemplo de inovação de que hoje tanto se fala”.

“No dia 25 de Abril estamos a celebrar um verdadeiro dia do Ambiente e da qualidade de vida”, afirmou. “Quando os objectivos são bons é gratificante concretizá-los. Sabe muito bem honrar um compromisso, sabe muito bem cumprir uma promessa”, sublinhou, antes de agradecer a todos os que tornaram possível a transformação de uma ETAR num espaço  integralmente dedicado à natureza.

Sugerir correcção
Comentar