Impulso jovem: "the show must go on"

Fonte de distracção ou inspiração, o que também é certo é que não deixa de ser curioso que tanto se fale de remodelação do governo e o Sr. “Dr.” ande pelo YouTube

Foto
Adriano Miranda

Impulso jovem, até ver, tem potencial. Enquanto iniciativa, é de enaltecer.

Já quanto ao conceito de difusão, repete-se o cenário do entertainer numa espécie de coliseu.

O Sr. “Dr.” Miguel Relvas certamente terá percebido que enquanto figura de exemplo para os Jovens não seria certamente a ideal. Longe do estereótipo de jovem de sucesso, com curso superior, reconhecida experiência profissional em instituições de referência, com projectos realizados mensuráveis e visão de futuro.

Pois bem, dando asas às qualidades reconhecidas de homem do showbiz, eis que o Sr. “Dr.” viu no YouTube o seu homónimo. Miguel, a figura de referência para os jovens de hoje e que vai trazer “uma nova linguagem e alguma irreverência”. Alguém que, para começar, chora por não poder converter impostos em oportunidades de trabalho (Educação? Saúde? Segurança?). O Sr. “Dr.” escolhe para dar a cara pelo projecto “um empreendedor”.

Ainda que a motivação possa ser fundamental para a gestão emocional do clima deprimente que alimenta diariamente a comunicação social e fagocita o país, talvez não seja suficiente para alterar a dura realidade em que vivemos e que 100 euros por mês chegarão para as propinas, mas não para tudo o resto.

A questão que faço é a seguinte: se o YouTube é referenciado pelo Sr. “Dr.” como a fonte das soluções, então porque é que alguém que tenha feito algo tão mensurável quanto um projecto empreendedor da dimensão deste repositório de videos não foi o convidado do almoço? Ou então porque é que não é figura do impulso jovem aquele que tem um trabalho precário mas que se mantém motivado e vê no programa um verdadeiro impulso para a actividade profissional? Ou aquela que, tendo agregado dependente de si, se desdobra em vários trabalhos temporários e precários, aceitando pagar os seus impostos e vivendo com as regras que solidariamente todos têm de aceitar? Certo é que ontem não se falava no projecto, de hoje em diante não será assim.

Fonte de distracção ou inspiração, o que também é certo é que não deixa de ser curioso que tanto se fale de remodelação do governo e o Sr. “Dr.” ande pelo YouTube. Certamente já se deparou com o guru dos Transportes - Hélio Imaginário -, ou com o Desportista - Samuel Massas -, ou até mesmo com a Economista – Pépa Xavier. Os colegas que se cuidem.

Sugerir correcção
Comentar