David Bowie: o ícone exposto num museu de Londres

"David Bowie is", exposição sobre a carreira do artista, estreia-se dia 23 de Março no museu Victoria & Albert, em Londres. Mais de 42 mil bilhetes já foram vendidos

Foto
Reuters

David Bowie, um artista que sempre disse não se interessar por moda, tem agora o seu estilo icónico revisitado numa exposição do Museu Victoria & Albert, em Londres. “David Bowie Is” só vai ser inaugurada no sábado, 23 de Março, mas já quebrou todos os recordes do museu: mais de 42,000 bilhetes vendidos.

Mais do que explorar a carreira do artista, a exposição mostra Bowie como um ícone cultural, capaz de influenciar áreas distintas, desde a música, a fotografia, o design, até a publicidade ou os jogos de vídeo. E a moda, em grande parte, a moda.

No total, estarão expostos mais de 300 objectos vindos dos arquivos do próprio Bowie — páginas de diários e notas escritas à mão, pinturas, entrevistas, imagens de concertos nunca antes vistas, instrumentos musicais, retratos de homens e mulheres que o influenciaram, e 60 das roupas mais marcantes que usou, entre as quais a que o celebrizou como Ziggy Stardust na década de 70. 

Foto

O fato amarelo mostarda que inspirou a colecção de Phoebe Philo para Céline, em 2011, está lá. O preto, que Slimane pendurou na parede também. Bem como os fatos que Kansai Yamamoto desenhou para a digressão de 1973, ou o casaco com a bandeira do Reino Unido que Alexander McQueen fez para a capa do álbum "Earthling", em 1997.

Foto

Bowie pode não ter interesse por moda, mas a moda interessa-se por ele. Quando o designer Heidi Slimane assumiu o controlo da linha masculina da Dior, em 2000, apenas uma fotografia adornou as paredes brancas do seu estúdio minimalista: era uma imagem de David Bowie, com um fato preto de lapelas largas, chapéu igualmente preto e laço branco, a entregar o Grammy a Aretha Franklin, em 1975. Doze anos depois, foi também Bowie que inspirou a sua colecção de estreia para a Saint Laurent Paris.

Foto

Seja conjugando um fato Thierry Mugler com saltos altos ou pintando relâmpagos coloridos na cara, David Bowie sempre foi irreverente, andrógino, camaleónico, e conseguiu como ninguém traduzir o "avant garde" para a cultura pop massificada. E revisitar a sua carreira é revisitar também momentos marcantes da história da moda.

Veste o teu próprio Bowie

A exposição começa por mostrar o jovem David Robert Jones, antes de adoptar o nome David Bowie, e depois percorre as suas várias fases e personalidades. De Ziggy Stardust a Aladdin Sane, sem esquecer The Thin White Duke e os restantes personagens da sua carreira, mergulhando na sua mente e no seu processo criativo de uma forma sem precedentes. 

“David Bowie Is” coincide com o regresso do cantor à música. Se muitos não acreditam que seja coincidência, o museu garante que Victoria Broackes e Geoffrey Marsh, os curadores, souberam do lançamento do novo álbum ao mesmo tempo que todos nós.

A festa de lançamento da exposição foi esta quarta feira, 20 de Março, em Londres. Davie Bowie não apareceu. E Tilda Swinton, protagonista do seu mais recente vídeo "The Stars (Are Out Tonight)", vestiu-se dela própria e não de Bowie, como um rumor da Internet fazia prever.

“David Bowie Is” pode ser vista entre 23 de Março e 11 de Agosto de 2013. E quem não conseguir um dos procurados bilhetes, pode sempre brincar com os bonecos de papel que o museu lançou a propósito da exposição e que pemitem escolher o melhor visual do cantor.

Sugerir correcção
Comentar