Já são conhecidas as sardinhas das Festas de Lisboa 2013

Ao contrário dos anos anteriores, foram escolhidas dez propostas, sem hierarquia de vencedores.

Fotogaleria
Trabalho de Alberto Faria DR
Fotogaleria
Trabalho de Yuichi Fukuda DR
Fotogaleria
Trabalho de Bernardo Anichini DR
Fotogaleria
Trabalho de Dario Santos DR
Fotogaleria
Trabalho de João Teigas DR
Fotogaleria
Trabalho de Leonor Brilha DR
Fotogaleria
Trabalho de Paloma Valdivia Barría DR
Fotogaleria
Trabalho de Bruno Silva DR
Fotogaleria
Trabalho de Susana Marques DR
Fotogaleria
Trabalho de Hugo Henriques DR

Foram anunciadas esta quinta-feira as dez propostas vencedoras de sardinhas para as Festas de Lisboa deste ano, que decorrerão durante o mês de Junho. É o décimo ano em que haverá sardinhas nas ruas lisboetas.

 Ao contrário do último ano, em que se escolhia quatro sardinhas organizadas numa classificação, este ano escolheram-se dez propostas sem hierarquia de vencedores.

Segundo Rita Castel-Branco, uma das juradas, “a qualidade das propostas é cada vez maior, quer ao nível estético, quer técnico” e admitiu que “a tarefa do júri foi ainda mais difícil” este ano. De acordo com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), apresentaram-se a concurso 6446 propostas para sardinhas. Ou seja, as participações duplicaram face ao ano passado, em que houve 3200. Também o número de participantes saltou de 1764 em 2012 para 3207.

Num comunicado da empresa municipal refere-se que participaram no concurso pessoas “entre os sete meses e os 92 anos” de 53 nacionalidades. Também aqui se verificou um acréscimo, visto que no ano passado concorreram pessoas de 16 nacionalidades.

Entre os vencedores estão um japonês (Yuichi Fukuda, que assina a sardinha com desenho nipónico), um italiano (Bernardo Anichini, da sardinha mecânica) e uma chilena (Paloma Valdívia Barría, a sardinha com pessoas a dançar).

As restantes são de portugueses: Alberto Faria (sardinha com o bairro); Bruno Silva (sardinha de corrida); Dário Santos (sardinha com dentes); Hugo Henriques (sardinha com caras); Leonor Brilha (sardinha com olho); Susana Marques (sardinha com pernas) e João Teigas, que apresentou uma sardinha em formato vídeo (que pode ser visto no Facebook da EGEAC). Cada um recebeu um prémio de mil euros. Ainda serão estudadas as formas de apresentação das sardinhas nas ruas de Lisboa, adianta a empresa.

Notícia corrigida a 22/03/2013: corrigido o início do segundo parágrafo, porque só no último ano (2012) é que foram escolhidas quatro sardinhas.