J.Viewz
Foto
J.Viewz

Os vegetais são para comer e... fazer música

Já ouviste alguém tocar a música "Teardrop", dos Massive Attack, a partir de beringelas ou morangos? Eis o músico J.Viewz

Num dos mais recentes vídeos do seu canal do YouTube, o músico J.Viewz, nome artístico de Jonathan Dagan utiliza uvas, morangos, cenouras, cogumelos e beringelas para reproduzir a música "Teardrop", dos Massive Attack, no seu sintetizador. Cada vegetal incorpora uma tecla de teclado, sendo assim possível criar melodias específicas batendo nas frutas ou nos legumes. 

O vídeo já é um sucesso na Internet, contando com quase 700 mil visualizações. A produção destes sons é efectuada através do Makey Makey, uma placa de circuito inventada por dois estudantes do Laboratório de Investigação dos Média do Massachusetts Institute of Technology (MIT Media Lab), Jay Silver e Eric Rosenbaum. A ideia é ligar, por cabos, qualquer tipo de corpo, neste caso, vegetais, ao Makey Makey, que, por sua vez, é ligado através de um cabo USB ao computador, ou, como neste caso, a um sintetizador.

No entanto, a forma dos vegetais não afecta o som que desencadeia. Tecnicamente, até se pode pegar num copo de água e utilizá-lo como "tecla" sem que este influencie o som. Isto porque as amostras têm de ser pré-feitas, ou seja, o som produzido pelo morango ou pelo cogumelo já tem de estar predefinido no sintetizador, como, por exemplo, um teclado num piano onde cada tecla emite um som específico.