Os vegetais são para comer e... fazer música

Já ouviste alguém tocar a música "Teardrop", dos Massive Attack, a partir de beringelas ou morangos? Eis o músico J.Viewz

Foto
J.Viewz

Num dos mais recentes vídeos do seu canal do YouTube, o músico J.Viewz, nome artístico de Jonathan Dagan utiliza uvas, morangos, cenouras, cogumelos e beringelas para reproduzir a música "Teardrop", dos Massive Attack, no seu sintetizador. Cada vegetal incorpora uma tecla de teclado, sendo assim possível criar melodias específicas batendo nas frutas ou nos legumes. 

O vídeo já é um sucesso na Internet, contando com quase 700 mil visualizações. A produção destes sons é efectuada através do Makey Makey, uma placa de circuito inventada por dois estudantes do Laboratório de Investigação dos Média do Massachusetts Institute of Technology (MIT Media Lab), Jay Silver e Eric Rosenbaum. A ideia é ligar, por cabos, qualquer tipo de corpo, neste caso, vegetais, ao Makey Makey, que, por sua vez, é ligado através de um cabo USB ao computador, ou, como neste caso, a um sintetizador.

No entanto, a forma dos vegetais não afecta o som que desencadeia. Tecnicamente, até se pode pegar num copo de água e utilizá-lo como "tecla" sem que este influencie o som. Isto porque as amostras têm de ser pré-feitas, ou seja, o som produzido pelo morango ou pelo cogumelo já tem de estar predefinido no sintetizador, como, por exemplo, um teclado num piano onde cada tecla emite um som específico.

Sugerir correcção
Comentar