Baz Luhrmann, Leonardo DiCaprio e Scott Fitzgerald na abertura de Cannes 2013

Adaptação de The Great Gatsby, romance de Fitzgerald, com DiCaprio no papel da romântica personagem principal, vai ser exibida em 3D

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DiCaprio e Carey Mulligan, Gatsby e Daisy

A 15 de Maio, a 66ª edição do Festival de Cannes inaugura com The Great Gatsby, do australiano Baz Luhrmann. Selecção Oficial, fora de concurso.

Luhrmann, citado por um comunicado do festival, está obviamente honrado, "orgulhoso de regressar a um país e a um festival que têm sido generosos" para com ele. E, ainda, "feliz de ver o filme projectado a Cannes, não longe de Saint-Raphaël onde Scott Fitzgerald escreveu algumas das passagens mais poderosas e comoventes do seu extraordinário romance", que foi publicado em 1925 – evocação, efervescente e terminal, dos anos 20 na Costa Este dos Estados Unidos, com uma figura romântica e trágica, Jay Gatsby (Leonardo diCaprio), no centro. Daisy Buchanan, a sua amada, a sua ideia de amor, é interpretada por Carey Mulligan. A lenda do cinema indiano Amitabh Bachchan e o rapper americano Jay-Z fazem também parte do "cast".

O filme será projectado em 3D (a segunda vez que isso acontece a um filme de abertura em Cannes – a estreia foi com a animação Up, de Pete Docter.) E será a terceira vez de Luhrmann, 50 anos, em Cannes, depois de Strictly Ballroom (1992, secção Un Certain Regard) e Moulin Rouge (abertura de Cannes 54º, em 2001).

O filme será lançado em França no próprio dia da projecção em Cannes mas tem estreia americana marcada para cinco dias antes, o que significa, assinalava o Los Angeles Times, que o efeito surpresa será atenuado uma vez que as críticas terão sido já, nessa altura, publicadas – e se os veredictos forem negativos, poderá até estragar a festa. Mas a Warner Bros., que distribui o filme, poderá adiar a estreia nos Estados Unidos para aproveitar a publicidade gratuita da passagem pela Croisette. Seria o segundo adiamento do filme, cuja estreia americana esteve marcada inicialmente para 20 de Dezembro de 2012, por causa de um calendário excessivamente sobrecarregado de estreias e para permitir a Luhrmann afinar os efeitos especiais, a hiper-estilização e o fogo de artifício pop – o trailer, ao som de Kanye West/Jay-Z, já foi descrito como digno de uma anúncio de Las Vegas.

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