Bispo falso tenta entrar em reunião de cardeais no Vaticano

Foto
O bispo falso (à esquerda) à conversa com o cardeal Sergio Sebiastiana AFP

A Guarda Suíça retirou nesta segunda-feira um homem, vestido com paramentos falsos, de uma sala onde ia decorrer um encontro de cardeais católicos.

O homem, cujo nome verdadeiro é Ralph Napierski, disse aos jornalistas que se chamava “Basilius” e que pertencia à “Igreja Ortodoxa italiana”, que não existe.

Antes de ser descoberto, o “bispo” afirmou que os bispos católicos “tinham feito um erro ao mudar padres” acusados de pedofilia, em diferentes paróquias.

Napierski usava um lenço púrpura à volta da cintura muito semelhante às faixas dos cardeais e apertou as mãos e conversou com vários padres e cardeais, à chegada ao local da reunião.

No seu blogue, Napierski afirmou ser o fundador da Opus Dei católica e ter inventado “um sistema que permite às pessoas controlar computadores com o poder do pensamento”.

Ele promove também algo chamado “Jesus Ioga”.

Os cardeais católicos iniciaram nesta segunda-feira as primeiras congregações preparatórias do conclave, que vai escolher o sucessor de Bento XVI.

A 11 de Fevereiro, o Papa Bento XVI anunciou a renúncia, a partir de 28 de Fevereiro, devido à “idade avançada”.

Um novo Papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de Março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

Sugerir correcção
Comentar