GNRation abre as portas e lança concurso de ideias de negócio

Edifico GNRation, em Braga, pretende ser um pólo empreendedorismo, arte e lazer. Esta sexta-feira vai ser apresentado um concurso para ideias de negócio

Segundo Ângela Ferreira, directora do GNRation, o edifício é o legado da Braga 2012 Rui Farinha
Fotogaleria
Segundo Ângela Ferreira, directora do GNRation, o edifício é o legado da Braga 2012 Rui Farinha
GNRation será um pólo de criação cultural e tecnológica Rui Farinha
Fotogaleria
GNRation será um pólo de criação cultural e tecnológica Rui Farinha

O edifício agora denominado “GNRation” já foi o quartel da Guarda Nacional Republicana. Deveria ter sido a sede da Braga 2012, mas não ficou pronto a tempo. Hoje é o “legado da Capital Europeia da Juventude”, como o define Ângela Ferreira, directora do edifício. Esta sexta-feira decorre a apresentação do plano estratégico do projecto e de um concurso para ideias de negócio.

 

A directora do GNRation define o momento como o abrir de uma nova página na vida da cidade. “É o início de uma espécie de ‘ciclo beta’, no qual a cidade vai conhecer o espaço. A iniciativa deve partir da cidade para o GNRation, não o contrário. Ao mesmo tempo, esperamos que o edifício 'contamine' a comunidade, com a sua vitalidade. A programação vai surgir naturalmente”, explica.

Foto
Edifício terá zonas destinadas a empresas, a eventos culturais e ao lazer Rui Farinha

 

O projecto vai abranger três áreas principais: empreendedorismo, cultura e lazer. Existirá uma área de trabalho, pensada para receber empreendedores que queiram implementar as suas ideias de negócio.

 

“O GNRation é um edifício recuperado para que Braga vivencie experiências artísticas e culturais. Pretende potenciar a criatividade e o conhecimento, e juntar artistas, empresários e visitantes”, garante, ao P3, Ângela Ferreira.

 

Para que a componente artística possa ser desenvolvida, vai haver uma sala de programação, destinada a eventos culturais, e vão ser feitas parcerias com agentes e instituições do sector cultural e criativo. “Será uma área de ensaio e experimentação”, explica a directora. Vai ser, também, criado um laboratório de produção digital, para investigação e experimentação, onde a directora do GNRation espera que “se alie arte e tecnologia”.

 

Lazer, restauração e vida nocturna

O lazer não foi descurado e está prevista a existência de um restaurante/cafetaria e seis espaços comerciais, que se encontram a concurso, até 8 de Março. Segundo a directora do GeNeRation, “o restaurante terá que ser acessível, ter um menu atractivo e programação cultural, enquanto que os espaços comerciais deverão apostar na criatividade, na originalidade e no comércio diferenciado”.

 

Numa ala diferente do antigo quartel da GNR, irá funcionar o Club GNRation, um conjunto de espaços de lazer e vida nocturna. Haverá, também, uma praça destinada a espectáculos de maior dimensão.

 

“A cultura é transversal a todos os espaços. Cada área tem requisitos próprios, mas tem sempre que incluir criatividade e inovação, nas áreas da ciência, arte e tecnologia”, resume Ângela Ferreira.

Sugerir correcção
Comentar