Torne-se perito

Jennifer Lawrence vence Óscar para melhor actriz

DR
Foto
DR

"Isto é uma loucura", disse Jennifer Lawrence quando subiu ao palco do Dolby Theatre, neste domingo à noite. E muitos terão pensado o mesmo quando ouviram o nome da jovem actriz de 22 anos ser anunciado como a vencedora do Óscar para melhor actriz, batendo a francesa – e aniversariante – Emmanuelle Riva.

A protagonista de Amor celebra neste domingo 86 anos e muitos esperavam que Hollywood coroasse o singular percurso que Emmanuelle Riva fez com o filme de Michael Haneke, mas sobretudo as seis décadas de trabalho da actriz Mas não foi o que aconteceu.

A ninfomaníaca em recuperação que Jennifer Lawrence desempenhou em Guia para Um Final Feliz, de David O. Russell, acabou por valer à jovem actriz a estatueta dourada. Lawrence deixou para trás Jessica Chastain (00h30: A Hora Negra), Quvenzhané Wallis (Bestas do Sul Selvagem) e Naomi Watts (O Impossível).

Este é o primeiro Óscar de Jennifer Lawrence – que no passado trabalhou em Os Jogos da Fome, X-Men: O Início ou Despojos de Inverno –, que, depois de cair a subir ao palco, deu os parabéns a Emmanuelle Riva nos agradecimentos.