Cantora Emeli Sandé saiu vencedora dos Brit Awards

Cantores de sucesso comercial no último ano, como Emeli Sandé, Ben Howard e Mumford and Sons, distinguidos nos prémios britânicos.

Fotogaleria
Emeli Sande agradeceu a todos os que “me deixaram fazer o álbum que queria fazer” AFP/ANDREW COWIE
Fotogaleria
Ben Howard ganhou nas categorias Artista Masculino do Ano e Artista Revelação AFP
Fotogaleria
Os Mumford and Sons arrecadaram o prémio de Melhor Grupo Britânico AFP
Fotogaleria
Frank Ocean ganhou na categoria de Melhor Artista Internacional AFP
Fotogaleria
Lana Del Rey venceu na categoria de Melhor Artista Internacional Feminina Reuters
Fotogaleria
Os Coldplay levaram o prémio de Melhor Banda Britânica Ao Vivo Reuters
Fotogaleria
Os americanos Black Keys foram distinguidos em Melhor Banda Internacional AFP
Fotogaleria
Os Muse abriram a cerimónia AFP
Fotogaleria
O veterano Robbie Williams actuou na cerimónia Reuters

O último ano tinha sido em grande para a cantora escocesa Emeli Sandé em termos comerciais, com o seu álbum de estreia Our Version Of Events a cotar-se como o mais vendido do ano em Inglaterra. Permaneceu no 1º lugar do Top Britânico semanas a fio.

Não surpreendeu que tivesse levado para casa, na noite de quarta-feira, dois Brit Awards, um dos galardões mais relevantes da indústria musical britânica que, por norma, costumam privilegiar figuras que obtiveram sucesso comercial nos últimos meses.

Emeli Sandé venceu na categorias de Álbum do Ano, com Our Version Of Events, e Artista Britânica Feminina. A cantora que acabou por ficar conhecida globalmente pelo facto de ter actuado na cerimónia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, disse estar a viver um sonho na 02 Arena, em Londres, onde aconteceu o evento, acabando por agradecer a todos os que “me deixaram fazer o álbum que queria fazer.”

A cantora, que se enquadra nos universos da música soul e R&B, estava ainda nomeada na categoria de Canção do Ano com Next to me. Mas aí foi outra cantora de sucesso, Adele, a levar a melhor, com Skyfall, a canção da banda-sonora do último filme da saga OO7.

Quem também acabou por ganhar em duas categorias (Artista Masculino do Ano e Artista Revelação) foi o cantor e compositor Ben Howard. Sem ter alcançado o mesmo êxito que Sandé, também não se pode queixar, com meio milhão de discos vendidos no último ano e meio com Every Kingdom.

Os Mumford and Sons, que já haviam sido distinguidos recentemente nos Grammy americanos, arrecadaram o prémio de Melhor Grupo Britânico. Outro cantor em destaque nos Grammy, o americano Frank Ocean, acabou por ganhar na categoria de Melhor Artista Internacional, enquanto a também americana Lana Del Rey, e um dos fenómenos mais fulgurantes de 2012, venceu na categoria de Melhor Artista Internacional Feminina.

Outros americanos, os Black Keys, foram distinguidos em Melhor Banda Internacional, enquanto os Coldplay levaram o prémio de Melhor Banda Britânica Ao Vivo, superando os veteranos Rolling Stones que também se encontravam nomeados.

A boys band One Direction foi distinguida pelas vendas obtidas em 2012, através do galardão Sucesso Global, que acaba por vincar ainda mais o efeito que o êxito comercial teve na cerimónia de 2013 dos Brit Awards.

A cerimónia começou com os Muse em palco, sendo seguidos ao longo da noite por nomes como Justin Timberlake, que se prepara para lançar novo álbum, pela americana Taylor Swift ou pelo quase veterano Robbie Williams. 

Em baixo um vídeo de Emeli Sandé a cantar na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012:

 



Sugerir correcção
Comentar