Romeo Ranoco/Reuters
Foto
Romeo Ranoco/Reuters

Wikipedia: Basta morrer alguém para visitas dispararem

Um utilizador da Wikipedia analisou, durante três anos, o tráfego aos artigos do site. Uma das principais conclusões mostra que o maior pico de afluências ocorre nos artigos de celebridades, logo após elas morrerem

Pode ser considerado um comportamento mórbido, mas, por outro lado, pode ser definido apenas como uma forma de nos cultivarmos um pouco mais.

West.andrew.g, um utilizador da Wikipedia, analisou, de 2010 a 2012, vários dados da mais famosa enciclopédia online. Um dos aspectos analisados por este colaborador acabou por revelar um padrão interessante: a maior parte dos artigos que obtiveram um elevado pico de visitas em pouco espaço de tempo referiam-se sempre a certas celebridades e ocorreram numa altura muito específica: pouco depois da morte delas.

Neste contexto, ninguém conseguiu bater a popularidade de Whitney Houston que, um dia depois de ter falecido, teve 425,6 visualizações por segundo, no seu artigo, e 1.532.302 de visualizações por hora. Depois, só mesmo as mortes de Amy Winehouse e Steve Jobs é que conseguiram levar quase tanta gente à Wikipedia.

Contudo, na 4.ª posição dos artigos mais vistos num menor espaço de tempo, surge uma nova celebridade e uma nova justificação. É Madonna que aparece nesta posição, mas os fãs podem ficar descansados, porque a diva da pop ainda está de boa saúde. O elevado tráfego que colocou a cantora naquele lugar ocorreu no intervalo do "Super Bowl", o maior evento desportivo dos EUA, que cola ao ecrã, todos os anos, milhões de aficionados por futebol americano.

O mesmo aconteceu com os The Who, que actuaram no intervalo da edição de 2010 e, dessa forma, ocupam a 6.ª posição do ranking. A fechar o top 8 dos artigos mais populares num menor espaço de tempo está Jodie Foster, durante o discurso que proferiu na cerimónia dos Globos de Ouro, em que assumiu a sua homossexualidade.

A fórmula parece simples. A ocorrência de uma determinada situação — seja a morte, uma actuação na "montra" do maior espectáculo desportivo dos EUA, ou um caso polémico — desperta sempre a curiosidade suficiente nos internautas, ao ponto de os artigos da Wikipedia que dizem respeito às celebridades envolvidas serem consultados em catadupa, tornando-os nos mais populares do site.