Nornamn Szklop
Foto
Nornamn Szklop

Tulipas + Internet = fama

Imagens captadas por fotógrafo amador fazem sucesso na comunicação social dois anos depois

Por natureza, as notícias revelam coisas novas. Mas o fotógrafo amador Normann Szkop está a viver uma supreendente excepção. Há dois anos, entusiasmou-se com o blogue de um piloto particular holandês, Clayhton Pender, e contratou um voo para fotografar campos de tulipas em flor na Holanda – um espectáculo único na Primavera.

No dia marcado, 26 de Abril de 2011, os campos do município de Anna Paulowna, cerca de 80 quilómetros a Norte de Amsterdão, estavam pintados com um arco-íris. O piloto baixou o avião Cessna 172 para 700 pés (210 metros), reduziu a velocidade para 70 nós (130 km/h) e Normann Szkop fez as fotos.

No mesmo dia, as imagens foram publicadas no site de partilha de fotografias Flickr. E ali ficaram durante dois anos, até serem republicadas em dois blogues de fotografia, no final de Janeiro passado.

PÚBLICO -
Foto
Nornamn Szklop

Foi o ponto de partida para saltarem para incontáveis sites, blogues, jornais e outros meios de comunicação em todo mundo, numa expansão viral que apanhou Normann Szkop de surpresa. “Foi uma loucura. Vários jornais contactaram-me”, conta, numa entrevista por email ao PÚBLICO. “Fiquei mais do que surpreso.

Este conjunto de imagens esteve no Flickr durante dois anos”, completa Szkop, que trabalha com tecnologias de informação no Parlamento Europeu, em Bruxelas e na verdade tem a fotografia apenas como um passatempo. Numa série de recortes ou impressões de ecrã enviados pelo informático-fotógrafo ao PÚBLICO, contam-se publicações da Holanda, Estónia, Alemanha, Itália, Bulgária, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Canadá, México, Coreia do Sul e Brasil. E, já agora, Portugal.