Ele ganhou o Mashable com foto do Padrão dos Descobrimentos

Francisco Salgueiro teve duas fotografias no “top 15” do Mashable, na categoria “silhuetas”. É, também, finalista de um concurso da National Geographic Traveller

Foto
Francisco Salgueiro

No espaço de poucos dias, Francisco Salgueiro tirou duas fotografias cujo sucesso não seria capaz de prever. A primeira, tirada na Ericeira, mostra a silhueta de um pescador; a segunda, tirada junto ao Padrão dos Descobrimentos, dá uma perspectiva do monumento, com o pôr-do-sol como fundo.

 

Poucas semanas depois de ter captado estas imagens, tomou conhecimento de um concurso do site Mashable, cujo tema era “silhuetas”. Concorreu e o resultado não poderia ser melhor: as duas fotografias foram seleccionadas para o “top 15” escolhido pelo site, sendo que a que mostrava o Padrão dos Descobrimentos ficou em primeiro lugar.

Foto
Imagem de um pescador está entre as 15 silhuetas eleitas pelo Mashable. Francisco Salgueiro

 

Foto
Francisco Salgueiro é fotógrafo e escritor. DR

A proximidade temporal, entre a captura das imagens e o concurso foi importante, na opinião de Francisco Salgueiro. “As fotografias estavam frescas na memória, o que facilitou as coisas no momento de concorrer. Por vezes, as pessoas tiram as fotografias e depois esquecem-nas”, afirma, ao P3.

 

National Geographic Traveller

A participação deste fotógrafo em concursos não ficou por aqui. Com as mesmas fotografias, concorreu ao desafio da National Geographic Traveller. Uma das imagens foi escolhida para figurar entre os finalistas. Qual? Nem o autor sabe.

 

“Pediram-me a fotografia do Padrão, com resolução mais alta. Enviei-a e, mais tarde, constatei que a que aparecia na lista de finalistas era, afinal, a do pescador. Tentei esclarecer as dúvidas, mas apenas me disseram que continuavam a apostar naquela fotografia, o que não foi muito esclarecedor…”, explica.

 

Os vencedores deveriam ter sido anunciados em 19 de Janeiro, mas tal não aconteceu. O fotógrafo avança com uma hipótese. “Talvez queiram publicar a lista de finalistas numa edição da revista e, numa edição seguinte, divulgar os vencedores”, avança.

 

Fotógrafo “freelancer”

Francisco Salgueiro trabalha como “freelancer”, na área da fotografia. Já teve cerca de vinte fotografias publicadas na Vogue, para quem envia trabalhos com frequência. Para além disso, realiza trabalhos de fotojornalismo para a agência Demotix.

 

Duas imagens suas foram usadas pelo Daily Mail, num trabalho acerca de Garrett McNamara e as ondas na Nazaré.

 

Garante que gosta de andar na rua e procurar uma boa história. Antes de fotografar, pergunta a si mesmo se conseguiria arranjar uma boa narrativa para aquela imagem. Se a resposta for afirmativa, sente que tem uma boa fotografia diante de si.

 

“Gosto de captar o olhar, a expressão, a roupa, um milésimo na vida de uma pessoa. Interesso-me mais por esses aspectos do que por contrastes, ângulos, composições ou paisagens”, afirma.

 

Para além de fotógrafo, Francisco Salgueiro é escritor. Segundo o próprio, completa uma década nessa actividade. Nunca juntou o universo da imagem com o da palavra, embora a ideia já lhe tenha ocorrido.

 

De qualquer forma, a faceta de fotógrafo parece influir na de escritor. “Uma certa componente cinematográfica é transversal aos seus livros. Visualizo a narrativa e transmito-a. Escrever é isso mesmo”, explica. 

Sugerir correcção
Comentar