Morreu o ex-autarca de Setúbal Orlando Curto

Substituiu o primeiro presidente de câmara sadino eleito no pós-25 de Abril.

Orlando Curto, um dos primeiros presidentes da Câmara de Setúbal do período democrático, faleceu no sábado, aos 84 anos, informou o município, através de comunicado.

O antigo autarca encontrava-se internado no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, com doença cardíaca. O corpo foi depositado em câmara-ardente na Capela do Socorro e o funeral realiza-se esta terça-feira, às 11h, no Cemitério da Paz. 

Orlando Augusto Curto assumiu a presidência da Câmara de Setúbal em Julho de 1977, após renúncia do titular do cargo, Ernesto Vitorino. Este último foi o primeiro presidente eleito da autarquia, mas renunciou ao cargo alguns meses depois. Então vereador com o pelouro da Cultura, Orlando Curto foi chamado a dirigir a autarquia até ao final desse mandato, por ser o segundo nome da lista com que o Partido Socialista venceu as eleições locais de 1976.

Com carreira profissional na área da gestão contabilística e de pessoal, Orlando Curto era casado e pai de três filhos, entre eles o encenador, actor e músico Carlos Curto, actualmente director do Teatro de Animação de Setúbal.

A bandeira do município permanecerá a meia haste nesta terça-feira, em sinal de luto por Orlando Curto. Na próxima reunião do executivo, a Câmara de Setúbal deverá aprovar um voto de pesar pelo óbito.
 

Sugerir correcção
Comentar