Problema técnico não alterou duração do espectáculo dos La Fura dels Baus em Guimarães

Capital Europeia da Cultura encerrou sábado com espectáculo do grupo de teatro Fura dels Baus que durou 40 minutos.

Foto
Espectáculo de encerramento dos Fura dels Baus Rui Farinha

O produtor do espetáculo dos La Fura dels Baus, que encerrou sábado a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, esclareceu que o problema técnico que aconteceu no início do evento “não teve qualquer influência” na duração do espectáculo.

Em declarações à âgência Lusa, José Bastos afirmou que o evento que assinalou o fim do ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura estava programado para durar 40 e não 50 minutos como foi confirmado pelo director artístico da companhia catalã.

Jurgen Muller disse, no final do espetáculo, que este foi afetado por um curto-circuito e que por isso tinha durado menos do que o previsto.

“Este espectáculo tinha a duração prevista de 40 minutos”, garantiu José Bastos, tendo espectáculo durado cerca de 37 minutos.

José Bastos confirmou que houve uma questão técnica que atrapalhou o início do espectáculo, que começou com a figura do Homem sem luz, mas esclareceu que este problema foi causado por “um cabo ter sido desligado” e não por um curto-circuito, como foi dito pelo director catalão.

“Detetado problema, e resolvido o problema o espectáculo passou a incluir tudo aquilo que estava previsto, que era a iluminação do transformer e isto não teve qualquer alteração nem qualquer influência na duração do espectáculo, que decorreu de forma normal do início ao fim”, assegurou José Bastos. Este responsável disse ainda discordar da “opção artística” de Muller, que terminou o espectáculo com as luzes acesas e com música com a justificação que tinha sido pedido pela RTP, canal no qual o espectáculo estava a ser transmitido, que assim fosse.

“Ele [Jurgen Muller] decidiu, do meu ponto de vista mal, manter a luz ligada e manter a música de fundo durante cerca de minuto e meio o que causou que quem estava a assistir ao espectáculo não tivesse a percepção imediata de que o espectáculo tinha terminado”, apontou.

O último fim-de-semana de Guimarães como CEC 2012 começou a ser assinalado sexta-feira com um espectáculo da área Comunidade e terminará no domingo com a Gala de Natal da RTP, a cargo da Fundação Orquestra Estúdio.

 
 

Sugerir correcção
Comentar