Málaga é o adversário do FC Porto na Liga dos Campeões

O sorteio dos oitavos-de-final da Champions colocou a equipa espanhola no caminho dos “dragões”.

Fotogaleria
O quadro dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões UEFA/DR
O sorteio realizou-se em Nyon, na Suíça
Fotogaleria
O sorteio realizou-se em Nyon, na Suíça Valentin Flauraud/Reuters

Os oitavos-de-final da Liga dos Campeões são disputados a duas mãos. O FC Porto joga primeiro em casa, a 19 de Fevereiro, e depois desloca-se a Espanha, no dia 13 de Março.

O Málaga qualificou-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões como primeiro classificado no Grupo C. A formação espanhola, orientada pelo chileno Manuel Pellegrini, fez 12 pontos, fruto de três vitórias e três empates.

O emblema andaluz, que já foi orientado por Jesualdo Ferreira, conta no seu plantel com os portugueses Eliseu e Duda, para além do ex-Benfica Saviola e do defesa Onyewu, emprestado pelo Sporting.

FC Porto e Málaga nunca se defrontaram em competições organizadas pela UEFA, apesar de os “dragões” terem larga experiência frente a adversários espanhóis. O FC Porto soma 12 vitórias, cinco empates e 20 derrotas nos 37 encontros frente a adversários espanhóis, nas provas europeias.

O sorteio ditou um par de encontros bastante apetecíveis. É o caso do AC Milan – Barcelona, que será uma reedição da final da Liga dos Campeões 1993-94. Na altura, os rossoneri bateram a formação catalã por 4-0. As duas equipas já se cruzaram 15 vezes nas provas da UEFA.

Já o Real Madrid de José Mourinho vai defrontar o Manchester United. Cristiano Ronaldo enfrenta uma equipa pela qual fez 118 golos em 292 partidas, segundo dados da UEFA. Depois de se terem encontrado pela primeira vez nas competições europeias em 1957, merengues e red devils só voltaram a cruzar-se três vezes.

Oitavos-de-final da Liga dos Campeões

Primeira mão
12 de Fevereiro
Celtic – Juventus
Valência – Paris Saint-Germain
13 de Fevereiro
Shakhtar Donetsk – Borussia Dortmund
Real Madrid – Manchester United
19 de Fevereiro
FC PORTO – Málaga
Arsenal – Bayern Munique
20 de Fevereiro
Galatasaray – Schalke 04
AC Milan – Barcelona

Segunda mão
5 de Março
Manchester United – Real Madrid
Borussia Dortmund – Shakhtar Donetsk
6 de Março
Paris Saint-Germain – Valência
Juventus – Celtic
12 de Março
Schalke 04 – Galatasaray
Barcelona – AC Milan
13 de Março
Málaga – FC PORTO
Bayern Munique – Arsenal