Dirty Harry e The Matrix são tesouros nacionais (dos Estados Unidos, claro)

A Biblioteca do Congresso americano tem agora à sua guarda 600 obras cinematográficas

Foto
Audrey Hepburn em A Boneca de Luxo DR

São clássicos de Hollywood, obras de ficção científica, documentários, filmes independentes e experimentais e até testes de cor de película, registos feitos entre 1897 e 1999. O National Film Registry (NFR) norte-americano declarou esta quarta-feira como “tesouros nacionais” americanos mais 25 filmes, entre os quais títulos como Breakfast at Tiffany’s/Boneca de Luxo (1961), Dirty Harry/A Fúria da Razão (1971) e The Matrix (1999), o filme mais recente da colecção.

Audrey Hepburn, com o seu vestidinho preto e a longa boquilha, Clint Eastwood na pele do inspector de polícia Harry Callahan e Keanu Reeves e Laurence Fishburne na pele de Neo e Morpheous entram, assim, para a Biblioteca do Congresso. Juntam-se às personagens de outros 575 filmes que entraram no NFR noutros anos, considerados “cultural, histórica ou esteticamente relevantes” – obras tão populares como Easy Rider (1969), Manhattan (1979), Guerra das Estrelas (1977) e Sexo, Mentiras e Vídeo (1989).

“Estes filmes não são escolhidos como os ‘melhores’ filmes americanos de todos os tempos, mas, antes, como trabalhos de importância contínua na cultura americana”, lê-se na nota publicada no site da Biblioteca do Congresso, a mais antiga instituição federal americana. A mesma nota onde se lê também tratarem-se de filmes-espelho da identidade americana: “Reflectem quem somos como povo e como nação.”

Segundo os responsáveis pelo NFR, as diversas faces e momentos do grande puzzle norte-americano passam pela história do primeiro político de São Francisco assumidamente gay a ser eleito contada em The Times of Harvey Milk/Os Tempos de Harvey Milk (1984), pelas memórias da sobrevivente do Holocausto Gerda Weissmann Klein que valeram o Óscar ao documentário One Survivor Remembers (1995) e, também, pela luta do povo cambojano pela reconstrução na era pós-Pol Pot em Samsara: Death and Rebirth in Cambodia (1990).

“A diversidade criativa dos realizadores norte-americanos é evidente na selecção de filmes independentes e experimentais”, diz ainda o NFR, apontando exemplos como Hours for Jerome ou Slacker. Por outro lado, há exemplos de trabalhos escolhidos por marcarem, em si mesmos, estreias sociais, como uma transposição para cinema de 1914 de Uncle Tom’s Cabin/A Cabana do Pai Tomás que inclui o primeiro actor negro a alguma vez participar numa longa-metragem de ficção na história da cinematografia americana: o actor Sam Lucas, que também fez história no teatro ao assumir, em 1878, o papel principal de uma versão para palco da mesma obra.

A selecção anual do NFR, sempre de 25 títulos, tem uma regra: que os filmes tenham, pelo menos, 10 anos. É feita pelos conservadores da Biblioteca do Congresso e pelos membros do comité de preservação do NFR a partir do visionamento das centenas de títulos nomeados pelo público no site do NFR. Uma vez integrados no Packard Campus, o departamento de audiovisual da Biblioteca do Congresso, os filmes recebem a garantia de serem preservados para gerações futuras, juntamente com programas de televisão, registos de emissões radiofónicas e registos musicais e sonoros, integrados na biblioteca através de outros programas – no total, neste momento, a biblioteca preserva e dá acesso público a mais de seis milhões de itens.

Os 25 filmes classificados como novos tesouros nacionais americanos:

3:10 to Yuma/O Comboio das 3 e10 (1957)

Anatomy of a Murder/Anatomia de Um Crime (1959)

The Augustas (1930-50)

Born Yesterday/A Mulher Que Nasceu Ontem (1950)

Breakfast at Tiffany's/Boneca de Luxo (1961)

A Christmas Story/Uma História de Natal (1983)

The Corbett-Fitzsimmons Title Fight (1897)

Dirty Harry/A Fúria da Razão (1971)

Hours for Jerome: Parts 1 and 2 (1980-82)

The Kidnappers Foil (1930-50s)

Kodachrome Color Motion-Picture Tests (1922) 

A League of Their Own/Liga de Mulheres (1992)

The Matrix/Matrix (1999)

The Middleton Family at the New York World's Fair (1939)

One Survivor Remembers (1995)

Parable (1964)

Samsara: Death and Rebirth in Cambodia (1990)

Slacker (1991)

Sons of the Desert/Os Filhos do Deserto (1933)

The Spook Who Sat by the Door  (1973)

They Call It Pro Footbal (1967)

The Times of Harvey Milk/Os Tempos de Harvey Milk (1984)

Two-Lane Blacktop/Estrada sem Fim (1971)

Uncle Tom's Cabin/A Cabana do Pai Tomás (1914)

The Wishing Ring; An Idyll of Old England (1914)

Sugerir correcção
Comentar