Duarte Freitas eleito líder do PSD-Açores com 92,6%

Apenas 15% dos militantes inscritos no arquipélago participou na eleição.

Duarte Freitas foi eleito na terça-feira líder do PSD nos Açores, com 92,6% dos votos expressos. Nas eleições directas participaram 1513 militantes dos cerca de 10 mil inscritos em todo o arquipélago, havendo um único candidato à sucessão de Berta Cabral, que se demitiu depois da derrota nas legislativas regionais, ganhas pelo PS com maioria absoluta.

 

Duarte Freitas obteve 1401 votos, tendo-se ainda registado 101 votos em branco (6,7%) e 11 votos nulos (0,7%). Na eleição da comissão política de Ilha (CPI) de São Miguel, a lista A de Luís Maurício ganhou com 442 votos (54,4%), seguida da lista C de Pedro Gomes, com 188 votos (23,1%) e da lista B de Joaquim Machado com 162 votos (19,9%). Votaram nesta eleição 812 militantes da maior estrutura concelhia da região.

Economista, de 44 anos, natural da ilha do Pico, por onde foi cabeça de lista nas regionais de Outubro, o actual líder parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores, responsável pelo gabinete de estudos e deputado no Parlamento Europeu durante cinco anos, propõe-se “renovar, organizar e reestruturar” o partido. Na apresentação formal da sua candidatura, Duarte Freitas frisou que o partido precisa de uma “liderança forte e mobilizadora” para recuperar a proximidade com os açorianos, com vista às próximas eleições autárquicas.

Simultaneamente com a eleição do novo líder, os sociais-democratas açorianos, nas 48 mesas de voto distribuídas pelos 19 concelhos da região, escolheram não só as comissões políticas de ilha e concelhias, como também os delegados ao XX Congresso Regional que se realiza em Ponta Delgada, de 11 a 13 Janeiro de 2013.

Sugerir correcção
Comentar