Rodrigo Francisco sucede a Joaquim Benite no Teatro de Almada

Rodrigo Francisco, de 31 anos, é o novo director artístico da Companhia de Teatro de Almada (CTA), sucedendo a Joaquim Benite, que morreu na quarta-feira passada, foi hoje anunciado.

Foto
Rodrigo Francisco, à esquerda, com o actor Luís Vicente, protagonista de Timão de Atenas Rui Carlos Mateus

Rodrigo Francisco assume também, a partir do próximo ano, a direcção artística do Teatro Municipal de Almada (TMA), lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

Rodrigo Francisco assumira já este ano a programação de 2012 do TMA e do 29.º Festival de Almada, em virtude do afastamento de Benite, por razões de saúde. 

Segundo dados divulgados hoje, “a média de espectadores da CTA aumentou de 138 por sessão em 2011 para 197 este ano”.

A programação anual do TMA será apresentada em Janeiro, estando previstas co-produções com os teatros nacionais D. Maria II e S. João, o Theatro Circo de Braga e o Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos.

No mesmo texto, a CTA afirma que se “mantém a estreia absoluta em Portugal de Timão de Atenas, de William Shakespeare, no próximo dia 20 de Dezembro”.

“A direcção do espectáculo ficará a cargo de Rodrigo Francisco”, que desde 2006 era assistente de Joaquim Benite.

Rodrigo Francisco é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e estreou-se na escrita para teatro com Quarto Minguante (2007), que teve uma versão televisiva e traduções em Espanha e França.

Em 2010 estreou, também de sua autoria, Tuning, que lhe valeu uma nomeação para o Prémio de Melhor Texto de Teatro Português estreado nesse ano.

Rodrigo Francisco foi assistente de Joaquim Benite em encenações de textos de Molière, Saramago, Bernhard, Brecht, Shakespeare e Feydeau, assim como nas óperas A Clemência de Tito, de Mozart, O Doido e a Morte, de Alexandre Delgado, a partir de Raul Brandão, e A Rainha Louca, também de Delgado.

Em 2011 assinou a sua primeira encenação com Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, a que se seguiu, este ano, Dança de Roda, de Arthur Schnitzler.

A peça Timão de Atenas, de William Shakespeare, tem encenação de Joaquim Benite com Rodrigo Francisco e é interpretada por Luís Vicente, Marques d’Arede, Paulo Matos, Ivo Alexandre, André Gomes, Alberto Quaresma, Manuel Mendonça, Miguel Martins, João Farraia, Pedro Walter, Celestino Silva, Ana Cris, Joana Francampos e Jeff de Oliveira. Os cenários são de Jean-Guy Lecat e os figurinos de Sónia Benite.  
 

Sugerir correcção
Comentar