Uma marca de acessórios que é “Portuguesa Com Certeza”

“Portuguesa Com Certeza” é uma marca que apresenta peças tradicionalmente portuguesas. Há colares, brincos e pulseiras, de várias cores, feitos em crochet

É uma história bem portuguesa, com certeza. Tal como as criadoras são bem portuguesas, com certeza. Paremos.

 

Há dois anos, a filha, Ana Campante, sugeriu à mãe, Maria José, que criassem uma peça. Só para usar, "nunca com o intuito de venda". Isso veio depois. Um fim-de-semana bastou para se aperceberem que tinham ali pano para mangas: "Fizemos uma, ficámos logo entusiasmadas e fizemos outros modelos", relata Ana.

História do logótipo Portuguesa Com Certeza

 

O fado "Uma Casa Portuguesa Com Certeza", popularizado por Amália Rodrigues, ditou o nome. A marca "Portuguesa Com Certeza" chega agora. Apresenta peças tradicionalmente portuguesas, de identidade própria, totalmente originais. “Queremos que a pessoa sinta que tem algo muito pessoal, único e mais exclusivo que não pode ser encontrado em qualquer feira de artesanato”, afirma Ana.

 

Para a primeira colecção, apostaram em crochet e algodão. Peças únicas, em várias cores, só um modelo. Há colares (39,90 euros), brincos (8,20 euros) e pulseiras (14,30 euros). Para já — mãe e filha estão também a considerar a produção de pregadeiras e alfinetes que ficarão por 8,20 euros.

 

A ideia é não se "prenderem a um produto, material ou técnica", logo a próxima série já será diferente. "Queria ter a liberdade de fazer qualquer coisa, mas com a característica da marca”, realça Inês. O plano é elaborar uma colecção por ano, mas entretanto já estão a preparar uma edição especial para antecipar o Dia dos Namorados. O futuro é também reservado para “estabelecer contactos fora de Portugal” e exportar as peças para o estrangeiro.

 

Este sábado, 8 de Dezembro, a marca é apresentada ao público. A partir de segunda-feira, as peças já estarão por aí para venda. Na Loja da Fundação Serralves, na Alma Viva e na Loja da Reitoria da Universidade do Porto.