Duda, Cristiano Ronaldo e Danny marcam na Liga dos Campeões

Manchester City perdeu em Dortmund e está fora das provas europeias.

Foto
Duda marcou os dois golos do Málaga frente ao Anderlecht John Nazca/Reuters

Três jogadores e um treinador português estiveram em destaque na última jornada dos Grupos A, B, C e D da Liga dos Campeões. Duda bisou no empate do Málaga, Cristiano Ronaldo fez o primeiro na vitória do Real Madrid e Danny marcou o único golo do AC Milan-Zenit. Num dia negativo para os ingleses, o Arsenal foi derrotado pelo Olympiakos de Leonardo Jardim, enquanto o Manchester City foi afastado das provas europeias após perder em Dortmund.

Com pouco por decidir nos quatro grupos que terminaram nesta terça-feira — já estavam definidas as oito equipas que seguiam para os oitavos-de-final —, o principal destaque é o precoce afastamento do City das competições europeias. A equipa treinada por Mancini estava obrigada a vencer em Dortmund para ter possibilidade de se apurar para a Liga Europa, mas não aproveitou a ajuda do Real Madrid, que derrotou o Ajax, e acabou vencida pelo campeão alemão. Apesar de algumas poupanças, o Borussia foi sempre superior e marcou o único golo da partida aos 57’, por Schieber. 
Sem hipóteses de chegar ao primeiro lugar do Grupo D, o Real Madrid jogou sem alguns dos habituais titulares, mas mesmo assim não facilitou. Com Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão (foi substituído aos 22’ por Pepe, devido a lesão) no “onze”, os madridistas adiantaram-se no marcador logo aos 13’, com o sexto golo de Ronaldo na prova. Callejón (28’ e 88’) e Kaká (49’) marcaram os restantes golos dos espanhóis, Boerrigter (59’) reduziu para o Ajax.
 
Em grande esteve Duda. O médio do Málaga foi o “homem do jogo” no empate (2-2) entre os andaluzes e o Anderlecht, ao apontar os dois golos da equipa espanhola. A partida era apenas decisiva para os belgas, que ainda ambicionavam um lugar na Liga Europa, mas o Málaga, com o primeiro lugar do Grupo C garantido, esteve duas vezes em vantagem. Em Milão, o Zenit sabia que um triunfo assegurava a permanência nas provas europeias e os russos não deixaram fugir os três pontos. Com Danny, Bruno Alves, Hulk e Witsel no “onze”, o clube de São Petersburgo garantiu um lugar na Liga Europa com um golo de Danny, aos 35’.
 
No Grupo B restava definir quem ficava em primeiro. O Schalke tinha um ponto de vantagem sobre o Arsenal e não conseguiu melhor do que um empate a um golo em Montpellier, mas os londrinos não aproveitaram e saíram de Atenas derrotados por 2-1, pelo Olympiakos de Leonardo Jardim, que terminou o grupo a apenas um ponto dos ingleses.
 
Finalmente, no grupo do FC Porto, o Dínamo Zagreb evitou fazer história pela negativa. Os croatas empataram no último minuto do jogo (golo de Krstanovic) em casa frente ao Dínamo Kiev 1-1. O primeiro golo na edição deste ano da Liga dos Campeões evitou a 12.ª derrota consecutiva dos croatas na prova, o que seria um recorde na história da Champions.
 

Classificações


 


GRUPO A
PSG: 15 pts
FC PORTO: 13

Dínamo Kiev: 5
Dínamo Zagreb: 1

GRUPO B
Schalke: 12 pts
Arsenal: 10

Olympiakos: 9
Montpellier: 2 

GRUPO C
Málaga: 12 pts
AC Milan: 8

Zenit: 7
Anderlecht: 5
 
GRUPO D
Borussia Dortmund: 14 pts
Real Madrid: 11

Ajax: 4
Manchester City: 3
 
 
Notícia corrigida à 1h07 Dínamo de Zagreb não perdeu (1-0), mas sim empatou (1-1) com Dínamo de Kiev.
 

Sugerir correcção
Comentar