Trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker recebe prémio de dança

Coreografia co-produzida por Guimarães distinguida no Canadá.

Foto
Anne Teresa De Keersmaeker Anne Van Aerschot

A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker foi distinguida terça-feira com o Grande Prémio da Dança de Montreal pelo díptico En Atendant (2010) e Cesena (2011).

As peças apresentadas na última edição do festival Transamériques, em Junho, distinguem "a excepcional contribuição para a dança" e reforçam a presença internacional da coreógrafa que no fim de 2011 recebeu a medalha de mérito, grau ouro, da cidade de Viena, na Áustria, e foi distinguida pela sua carreira com o American Dance Festival Award. Este ano, De Keersmaeker é artista associada da cidade de Lisboa, onde as duas peças agora distinguidas foram apresentadas, no âmbito do Alkantara Festival. En Atendant mostrou-se na Culturgest e Cesena no Centro Cultural de Belém e Teatro Camões.

Cesena é uma co-produção da Rosas, a companhia de De Keersmaeker, com diversos festivais internacionais, entre eles o Festival de Avignon, onde se estreou numa versão ao ar livre, e vários teatros, entre eles o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, onde a peça também se apresentou, em Julho, integrando a programação da Capital Europeia da Cultura.

En Atendant e Cesena revelam uma nova fase na relação da coreógrafa com a música, sendo a interpretação feita ao vivo tanto pelos bailarinos como pelos cantores, a partir de poemas medievais e recuperando um género musical denominado ars sutilior.

O prémio foi criado em 2011 por iniciativa da companhia de dança da coreógrafa Marie Chouinard e tem o valor de 50 mil dólares canadianos (quase 40 mil euros).

A última etapa da presença de De Keersmaeker em Lisboa acontece este fim-de-semana, no Teatro São Luiz, onde apresenta Drumming, coreografia de 1998, a partir da música de Steve Reich e, até 2 Dezembro, ainda é possível ver Violin Phase, o vídeo da sua primeira coreografia, no Museu do Chiado, que integra a programação do Festival Temps d’Images.

 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar