Jovens realizadores viajam de autocarro pela Europa para filmar a imigração

Durante um mês, 13 jovens realizadores percorreram a Europa para filmar e produzir cinco "curtas" sobre a imigração. Autocarro chega domingo a Portugal

Foto
Durante um mês, os jovens realizadores percorreram França, Suíça, Espanha e Portugal Gilderic Photography/Flickr

Um autocarro de dois andares com 13 realizadores a bordo chega no domingo a Portugal, depois de uma viagem que teve Paris como ponto de partida e tem Guimarães como meta para contar histórias de imigração na Europa.

O projecto Borderline, inserido na Guimarães 2012 — Capital Europeia da Cultura, junta 13 jovens realizadores de vários países europeus (entre eles, quatro portugueses: Vasco Mendes, Pedro Almeida, André Marques e Amadeu Pena da Silva) que, durante um mês, estão a percorrer quatro países europeus (França, Suíça, Espanha e Portugal) para filmar e produzir cinco curtas-metragens que falam sobre a imigração na Europa.

“Os realizadores estão a viajar num autocarro, que é ao mesmo tempo casa e estúdio, onde dormem, comem, tomam banho e trabalham”, disse à Lusa, a partir de Sevilha, Mariana Pinho, da organização. A responsável explicou ainda que as cinco curtas-metragens incluem um projecto de ficção, sendo as restantes documentários, com os realizadores a irem ao encontro de imigrantes nas cidades por onde passam para contarem as histórias por detrás da decisão de mudar de país e as dificuldades que enfrentam.

Além de filmarem, os realizadores visitam alguns dos estúdios de cinema nas cidades por onde o autocarro passa, como foi o caso em Madrid, do estúdio de Colin Arthur, director de efeitos especiais que trabalhou com Stanley Kubrick no filme “2001 Odisseia no Espaço”.

Depois da partida a 7 de Novembro de Paris, o projecto Borderline passou por Genebra, Marselha, San Sebastián, Madrid, Granada e está hoje em Sevilha. No domingo, o projecto entra em Portugal e chega à Covilhã. Na terça-feira é a vez do Porto e, finalmente, Guimarães na quinta-feira. As cinco curtas-metragens que vão resultar deste projecto, promovido pela associação cultural Fest e pela Nisi Massa — Rede Europeia de Cinema Jovem, serão exibidas no Teatro São Mamede a 4 de dezembro.

Sugerir correcção
Comentar