Miguel Macedo terá hoje resposta da PSP sobre pedido de imagens à RTP

A PSP demorou apenas um dia a fazer a averiguação urgente pedida pelo MAI

Ministro quer saber quais os "procedimentos adoptados na solicitação de imagens à RTP"
Foto
Ministro quer saber quais os "procedimentos adoptados na solicitação de imagens à RTP" Hugo Delgado

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse que terá já esta sexta-feira uma resposta da direcção nacional da PSP sobre o alegado pedido de imagens à RTP, e que só depois se pronunciará sobre o assunto.

"Quando tiver essa resposta, pronunciar-me-ei sobre aquilo que constar da averiguação que pedi à PSP", disse Miguel Macedo aos jornalistas à chegada a Lamego, onde esta sexta-feira de manhã participou nas Conferências do Douro Sul.
O governante ordenou na quinta-feira que a direcção nacional da PSP faça uma "averiguação exaustiva" e com "carácter de urgência" ao alegado pedido de imagens à RTP.
Miguel Macedo afirmou aos jornalistas ter considerado que esta matéria merece esclarecimento, acrescentando não poder falar "com base no desconhecimento dos factos e dos procedimentos que foram seguidos" pela PSP.
"Quando me pronunciar, será com base naquilo que de facto aconteceu, a partir dos procedimentos que foram seguidos na PSP", sublinhou.
Questionado se tinha conhecimento do pedido de imagens, o ministro da Administração Interna respondeu: "Não tinha, nem tenho de ter."
As televisões privadas também receberam pedidos da PSP para lhe disponibilizarem todas as imagens dos confrontos frente ao Parlamento no dia da greve geral sem que o justificasse com qualquer mandado judicial. Ambas dizem ter recusado, mas a PSP não terá recebido ainda as respostas.
A direcção de informação da TVI divulgou um comunicado no Jornal das Oito de quinta-feira afirmando que o pedido especificava imagens "de preferência não editadas", ao passo que o director da SIC Notícias disse ao PÚBLICO que, no caso da SIC, teria sido um pedido "genérico" de acesso às imagens.