B Fachada regravou Os Sobreviventes de Sérgio Godinho

Foto
Canção a canção ?B Fachada remodela os originais do primeiro álbum de Sérgio Godinho Rui Gaudêncio

É uma ponte entre dois tempos, uma conversa entre dois compositores: um acenando do passado com o primeiro passo da sua obra, o outro imprimindo-lhe hoje a sua criatividade para lhe dar nova leitura. B Fachada e Sérgio Godinho. Fachada já tinha inscrito em Há Festa na Moradia a referência: Os discos do Sérgio Godinho era uma das canções no alinhamento. Agora, dia 12, a relação estreita-se. Os Sobreviventes, álbum de estreia de Godinho, gravado em 1971 e editado em Portugal no ano seguinte, vai ser revisto canção a canção por B Fachada.

O álbum-espelho de Os Sobreviventes foi gravado pelo autor do recente Criôlo em 2011, após a edição do EP Deus Pátria & Família e imediatamente antes do álbum homónimo saído no final desse ano, e conta com a colaboração de Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout) e de João Correia (baterista dos Julie & The Carjackers). Nele, a julgar pelas canções reveladas à imprensa (as versões de Que força é essa? e de Senhor Marquês), o trio, prosseguindo a saudável ausência de queda para a reverência de Fachada, remodela os originais até que deles nasça um outro corpo: sobressaem harmonias vocais, introduzem-se novos ritmos e Godinho embrenha-se verdadeiramente em território fachadês.

Já sabíamos que aquilo que se canta em Os Sobreviventes nunca caiu no estatuto de peça de época, mas as verdades que encerra ressoam com especial pungência no presente. A revisitação daquele repertório será, portanto, tanto homenagem e celebração quanto alerta.

Sugerir correcção
Comentar