Uma cadeira transformada em bicicleta

Bicicleta, vista por muitos como uma obra de arte, é feita de madeira e custa 70 mil dólares (cerca de 54 mil euros)

Bicicleta Thonet tem rodas de fibra de carbono e não tem travões DR
Fotogaleria
Bicicleta Thonet tem rodas de fibra de carbono e não tem travões DR
DR
Fotogaleria
DR

É uma bicicleta que tem muito pouco em comum com as outras bicicletas. A Thonet é uma bicla em madeira com linhas arredondadas e um design moderno, inspirado no desenho de cadeiras com mais de 100 anos fabricadas pela empresa Thonet.

Esta reconhecida firma de mobiliário alterou as regras da estética ao criar móveis com contornos arredondados. O design das cadeiras foi concebido pelo alemão Mike Thonet que, no século XIX, desenvolveu um processo que permite moldar a madeira graças ao calor do vapor.

Foi através desta técnica que a Thonet criou um dos modelos de mobília mais famosos de sempre, a cadeira Nº 14, apresentada em 1859 e que até 1930 já tinha vendido 50 milhões de exemplares.

Foto
Andy Martin utilizou o calor do vapor para moldar as curvas da bicla DR

E foi também através deste processo que, mais de 150 anos depois, Andy Martin fabricou uma bicicleta em madeira que foi comissariada por esta fábrica de mobiliário.

Foto
Cadeira Nº 14 foi desenhada pela Thonet e apresentada em 1859 DR

70 mil dólares por uma bicicleta

Foto
Andy Martin utilizou o calor do vapor para moldar as curvas da bicla DR

O arquitecto, sediado em Londres, contou ao site Co. Design que no seu estúdio começaram por desenhar modelos do estilo da bicicleta holandesa. Mas os criadores acabaram por perceber a singularidade das linhas que a nova bicla deveria ter. "Começámos a desenvolver conceitos, afastando-nos da tradição e concentrando-nos no material e no processo de curvar", explica Andy Martin.

Foto
Cadeira Nº 14 foi desenhada pela Thonet e apresentada em 1859 DR

Assim, as linhas arredondadas das cadeiras foram transportadas para a bicicleta, também com o nome Thonet. Com um quadro curvado, a bicla é feita em madeira de faia, com rodas de fibra de carbono e sem travões. "Nós queríamos que a bicicleta tivesse uma estética progressiva e que continuasse a parecer ter sido feita à mão", revela o arquitecto.

Sendo uma edição limitada e vista por muitos como uma obra de arte e não apenas como um meio de transporte, o preço a pagar para ter uma Thonet é 70 mil dólares (cerca de 54 mil euros).

Sugerir correcção
Comentar