Novo recorde de filmes candidatos ao Óscar de melhor filme estrangeiro

Foto
Vencedor da Palma de Ouro, Amour (Áustria) de Michael Haneke é um forte candidato à vitória DR

A academia dos Óscares recebeu 71 submissões de filmes candidatos a melhor filme estrangeiro. O número constitui um recorde nesta categoria e na lista figuram Amour de Michael Haneke e Amigos Improváveis de Olivier Nakache e Eric Toledano.

São 71 filmes que concorrem à estatueta do Óscar para melhor filme estrangeiro e fazem-se já apostas para o possível vencedor. Da Áustria, Amour de Michael Haneke e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes é um dos favoritos juntamente com o aclamado e rentável Amigos Improváveis dos franceses Olivier Nakache e Eric Toledano.

Caught in the Web (China) de Chen Kaige e Life without principle (Hong Kong) estão também na corrida à estatueta e são apontadas como as produções cinematográficas que podem surpreender.

Sangue do meu Sangue está a representar Portugal. O filme de João Canijo foi o filme português mais visto nas salas de cinema nacionais em 2011 e recolheu inúmeras distinções de festivais internacionais como o de San Sebastián, em Espanha. Produzido por Pedro Borges, o elenco conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Nuno Lopes, Rafael Morais, Cleia Almeida, Beatriz Batarda, entre outros.

O filme iraniano A Cube of Sugar de Reza Mirkarimi não marca presença nos candidatos oficiais aos Óscares, visto que, Mohammad Hosseini, ministro da Cultura, decidiu boicotar a participação nos prémios em reacção ao filme anti-islão, Innocence of Muslims, produzido nos Estados Unidos.

A lista de 71 filmes será reduzida a apenas 5 candidatos oficiais a anunciar dia 10 de Janeiro do próximo ano. A 85ª cerimónia dos Óscares decorre no Dolby Theater (ex-Kodak Theater) a 24 de Fevereiro de 2013 em Los Angeles.

Sugerir correcção
Comentar