Residência Universitária Pólo II DR
Foto
Residência Universitária Pólo II DR

Alojamento em Coimbra? A Universidade ajuda

Portal inclui para já 14 residências universitárias, mas vai alargar oferta no futuro

A Universidade de Coimbra (UC) lançou um portal de divulgação de alojamentos universitários ou particulares disponíveis na cidade para estudantes nacionais e estrangeiros, com o objectivo de ligar a oferta à procura, disse fonte da instituição.

“Sabemos que os estudantes querem ter acesso à oferta, a oferta ter acesso aos estudantes e não havia quem os ligasse”, disse à agência Lusa Joaquim Ramos de Carvalho, vice-reitor da UC para as Relações Internacionais.

O portal UC/Alojamento é gerido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e está disponível em português e inglês. Possui um mapa interactivo com a localização das casas - para já restricto às 14 residências universitárias - podendo a busca incluir estas ou alojamentos particulares que, no futuro, a ele adiram para divulgação.

A procura de alojamento pode ainda ser feita por localização - junto a cada um dos departamentos e faculdades da instituição - ou por preço que o interessado esteja disposto a pagar.

Para estrangeiros

Segundo Ramos de Carvalho, a UC pretende que os estudantes estrangeiros, cujo número “tem vindo a crescer” e que, em 2013, para estadias entre os seis meses a um ano, deverá ascender aos 2.000, “possam ultrapassar as naturais dificuldades que possuem” na procura prévia de alojamento com a ajuda do portal.

Confrontado com o processo de certificação de alojamentos particulares iniciado há anos pela Associação Académica de Coimbra (AAC), o vice-reitor disse que esse serviço “deve continuar” e espera que a oferta de casas que possuem a certificação da AAC possa também vir a estar representada no portal.

Joaquim Ramos de Carvalho adiantou, por outro lado, que o portal irá dispor de um mecanismo que “possa ajudar a aferir a qualidade” dos alojamentos particulares, com base em testemunhos dos utilizadores dos alojamentos, como acontece, por exemplo, em portais de reservas em hotéis e outros estabelecimentos turísticos.