A coluna Orion já está implementada na capital angolana, Luanda
Foto
A coluna Orion já está implementada na capital angolana, Luanda

Marca portuguesa é finalista da Bienal Ibero-Americana de Design

A Larus, que se dedica à criação de mobiliário urbano, está nomeada para os prémios BID’ 2012. Vencedores são anunciados a 15 de Outubro

Uma coluna solar feita para o mercado angolano e uma série de pistas para a realização de “check-ups” são os dois projectos da Larus que constam do grupo de finalistas da Bienal Ibero-Americana de Design 2012 (BID).

A BID 2012 viu no trabalho desta marca, com sede em Albergaria-a-Velha, inovação ao nível do design sustentável e decidiu incluir os dois projectos na lista para os seus prémios.

A coluna solar Orion (nome inspirado na constalação homónima) faz parte de um trabalho que a Larus pensou para o mercado angolano e que já está implementado em Luanda. É uma coluna energética sustentável, uma vez que a luz só acende quando passa alguém: é fácil de limpar e tem uma boa autonomia. Recorre a uma “luminária com tecnologia LED”, o que permite uma “elevada qualidade de iluminação”, e previne choques eléctricos “através do funcionamento em tensão reduzida de 24 volts”.

PÚBLICO -
Foto
As pistas Check-Up oferecem aos utilizadores vários testes pré-médicos e, até, um teste de daltonismo

Já as pistas Check-Up permitem à população fazer uma auto-avaliação da sua saúde. São, na verdade, vários equipamentos em parques pedonais ou ciclovias e que já estão instalados na cidade da Guarda. Pioneiras, as pistas Check-Up oferecem aos utilizadores testes pré-médicos cardiovasculares, metabólicos e, até, um teste de daltonismo - um dos favoritos dos que páram para observar os “placards”. Espanhóis e dinamarqueses estão interessados neste tipo de equipamentos, aprovados pela Organização Mundial de Saúde.

Os vencedores, anunciados até 15 de Outubro, têm a oportunidade de estar presentes na itinerância da BID 2012, em vários locais na Península Ibérica e na América do Sul. A exposição acontece em Madrid, de 26 a 30 de Novembro.

A Larus, empresa fundada em 1986, tem neste momento cerca de 40 colaboradores e já venceu vários prémios no campo do mobiliário urbano (aquele que só é notado quando não funciona), como o “Red Dot Award”, em 2008 e 2011, e o Design Management Europe, em 2010.