O maestro Tim Steiner num dos ensaios da Operação Big Bang DR
Foto
O maestro Tim Steiner num dos ensaios da Operação Big Bang DR

“Operação Big Bang” reúne centenas de músicos numa orquestra

É uma espécie de "big band" mas dez vezes maior. A orquestra da "Operação Big Bang" é composta por mais de 300 pessoas. Este domingo há concerto em Guimarães

Há quem saiba tocar um instrumento e há quem não saiba tocar nada. Na orquestra da "Operação Big Bang", 320 músicos e pessoas que gostam de música, de todas as idades, com ou sem formação musical, ensaiaram, durante vários meses, para apresentar um concerto único de três músicas.

A mega orquestra vai ser dirigida pelo maestro britânico Tim Steiner, conhecido pela experiência em orquestrar grupos de grande dimensão. Os participantes foram divididos em diferentes naipes de instrumentos, que inclui três vozes, duas guitarras, percurssão tradicional, bateria, baixo, eletrónica, acordeão, dois sopros, cordas e teclado. Os grupos foram coordenados por 14 chefes de naipe, todos eles músicos locais. 

"É uma manifestação aberta que tem muito a ver com o desafio, com a partilha e com a alegria", revela o Rui Massena, mentor da programação do projecto. Além disso, "esta grande iniciativa promove a tolerância, no sentido em que, cada um tem a humildade de representar um papel que contribui para o todo", explica o maestro, ao reforçar a importância de tocar um instrumento em conjunto. 

PÚBLICO -
Foto
São 14 chefes de naipe, todos vimaranenses, e coordenam os diferentes grupos de instrumentos DR

As três músicas ensaiadas, "Dia de Sol", "Guimarães" e "Muralha", são baseadas em canções populares da cidade e puderam ser estudadas por todos através de pautas e de vídeos tutoriais disponíveis online. Mas apesar de partirem do tradicional, quando tocadas, resultam numa nova linguagem: "Criou-se ali uma música nova", considera o maestro. 

PÚBLICO -
Foto
O evento terá lugar no Parque da Cidade de Guimarães, no último PicnicPlay DR

Para além das obras previstas no reportório, a orquestra vai tocar uma música improvisada no local, com as pessoas presentes. "Há três músicas que são um objectivo e o resto está em aberto". "É a cidade que toca", refere Rui Massena, em sentido figurado.

Tim Steiner já compôs para a BBC e dirigiu centenas de projectos na Europa, inclusive a performance "Score!", com a actuação de cinco mil jovens no estádio do Birmingham, no Reino Unido. Em Portugal, o maestro britânico colabora com a Casa da Música, no projecto "Stopestra". 

O concerto da "Operação Big Bang" terá lugar no Parque da Cidade de Guimarães, às 19h00 de domingo, 9 de Setembro, e insere-se na última edição do "PicnicPlay", uma iniciativa do "Guimarães Play", da Capital Europeia da Cultura 2012.  

Sugerir correcção