Canal russo 2x2 vai retocar de forma irónica algumas cenas DR
Foto
Canal russo 2x2 vai retocar de forma irónica algumas cenas DR

Os Simpsons e South Park censurados na Rússia

Nova lei do governo de Putin proíbe a exibição de alguns desenhos animados antes das 11 da noite por os considerar "imorais"

O Governo russo alega protecção dos menores a “informação danosa” e já aprovou uma lei que proíbe a exibição de alguns clássicos de desenhos animados por os considerar “imorais”.

Todas as cenas com insultos, calão, violência, sexo ou de personagens a beber ou fumar passam a ser proibidas em horário infantil, ou seja, só podem passar depois das 11 da noite.

Os Simpsons e South Park são duas das séries mediáticas afectadas e, caso queiram continuar a passar, têm duas hipóteses: cortar algumas cenas ou passar pelo crivo do Photoshop.

Censurar com ironia

Vai ser essa a opção do canal russo 2x2, dirigido a um público jovem adulto, que disse à AFP que ia cortar cenas “violentas” da família Simpsons. “De acordo com a nova lei não podemos mostrar o “Itchy Scratchy Show” dos Simpsons antes das 23h00”, disse o director geral do canal, Lev Makarov.

“Vamos retocar de forma irónica todas as cenas que a nova lei proíbe. Por exemplo, usar uma tela preta com uma mensagem sarcástica em legendas”, reagiu

Esta não é a primeira vez que o canal 2x2 tem problemas com os desenhos animados que passa. Em 2008, um grupo conservador apresentou uma queixa a propósito de um episódio de Natal de South Park. Nessa altura o caso não teve quaisquer consequências.

A nova lei do governo de Vladimir Putin, em vigor desde o dia 1 de Setembro, considera que certas imagens são um "estímulo ao uso de drogas, tabaco, álcool e violência".