Get Set Festival: criação artística nos prédios vazios do Porto

A beleza da decadência é o tema da edição deste ano. Objectivo: a ocupação de espaços em decadência na cidade e o papel regenerador da criação artística no mapa urbano

Foto

Ocupar edifícios devolutos na rua do Almada e junto ao rio Douro ou reabrir por um dia o Cinema Trindade são novidades do “Get Set Festival 2012”, festival de artes que arranca no Porto a 1 de Outubro.

“Decandent Beauty” (A beleza da decadência) é o tema do Get Set Festival 2012, cuja principal novidade em relação às duas edições anteriores é a “ocupação de espaços em decadência na cidade e mostrar que o sector criativo tem um papel regenerador no mapa urbano”, explicaram à Lusa os directores do festival, Luís Fernandes e Luís Sousa.

“Queremos transmitir a capacidade regeneradora que deve ser dada ao sector criativo”, acrescentou Luís Fernandes, referindo que vão ser apresentadas entre 1 e 7 de Outubro criações artísticas num edifício vazio na rua do Almada e num edifício do rio Douro, que está abandonado.

O Cinema Trindade é outro espaço que vai ser “invadido” pelo Get Set Festival 2012, pelo que vai ser reaberto durante um dia para uma sessão de cinema.

Conferências, “workshops”, exposições e intervenções artísticas multimédia e vídeo arte são outras iniciativas incluídas no programa da 3.ª edição do “Get Set Festival”, que vai trazer jovens criativos de múltiplas nacionalidades e de diferentes áreas como a arquitectura, design, vídeo, moda, novos media, multimédia, música, interactividade, performance e instalação.

Sugerir correcção
Comentar