Iniesta superou Ronaldo e Messi na eleição de melhor jogador da Europa

Foto
Iniesta em acção durante o Euro 2012 Foto: AFP (arquivo).

O prémio foi entregue no Mónaco, depois do sorteio da Liga do Campeões, e foi decidido com os votos de 53 jornalistas desportivos da Europa. Mas foi uma votação muito equilibrada: Iniesta recebeu 19 votos, enquanto Ronaldo e Messi tiveram 17 cada um.

Iniesta foi considerado recentemente o melhor jogador do Euro 2012, vencido pela sua selecção, a Espanha. Além do Campeonato da Europa, o médio conquistou em 2011-12 o Mundial de clubes, a Supertaça Europeia, a Taça do Rei de Espanha e a Supertaça espanhola.

Segundo a UEFA, o espanhol de 28 anos fez 42 jogos, ao serviço de Espanha e do Barcelona, nos quais marcou cinco golos e fez 11 assistências.

"É um orgulho partilhar o pódio com dois monstros do futebol", disse Iniesta quando recebeu o troféu."E quero partilhar esta honra com Messi e o resto dos meus companheiros do Barcelona, e também com os da selecção".

Messi venceu a edição inaugural do troféu, em 2011, que pode ser considerado um herdeiro do Futebolista do Ano da UEFA, que teve Diego Milito como último vencedor, em 2009-10.

O português Cristiano Ronaldo, campeão pelo Real Madrid na última época, também já tinha terminado no pódio em 2011, na terceira posição.