Festival retoma polémicas iniciais FDP

A tradução do Festival FDP 12 é "faz, discute e participa". Uma das imagens do site lança "Rio és um FDP"

Foto
Festival FDP

As iniciais FDP, que foram recentemente objecto de disputa jurídica, servem para baptizar um festival que irá acontecer em Setembro, em Valongo, com acampamento, concertos e diversas outras actividades.

Os organizadores do Festival FDP 12c, que traduzem por “faz, discute e participa”, não escondem a ligação do nome escolhido ao presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que, recorde-se, processou e venceu em tribunal o editor de um guia turístico que acrescentou digitalmente, numa fotografia, uma expressão utilizando as iniciais que foi considerada insultuosa.

No cartaz do festival a expressão volta a surgir e no site os organizadores escrevem: “Afinal o que é FDP? Juízes, advogados, doutores e engenheiros vêm três palavras juntas e definem um significado único e limitado. Mas a linguagem é uma fonte vasta de simbolismos mentais que têm correspondência com a realidade e a imaginação”.

Fãs do Prince bem-vindos

Como exemplo, dizem, “surge o festival FDP, a realizar entre os dias 21 e 23 de Setembro”, um evento que pretende ser “um fenómeno desobediente panteísta contra as falácias dos paradigmas”. Os organizadores, que oferecem acampamento gratuito no festival, afirmam ainda que os cinco euros a ser cobrados à entrada dos concertos nos dois últimos dias do festival reverterão “para apoio judicial aos detidos da Fontinha”, um outro conflito que envolve a autarquia portuense.

O evento irá decorrer na Azenha, São Martinho do Campo, no concelho de Valongo e será, segundo a organização, “um fim-de-semana com concertos, comes e bebes, música gravada, convívio, animação e diversas actividades (artesanato, jogos tradicionais, escalada, filmes, mostra de publicações, etc)”.

E acrescentam ironicamente: “São todos bem-vindos, até os fãs do Prince”. O cartaz dos espectáculos ainda não está fechado, até porque a organização faz um apelo a que os participantes se proponham a tocar e a organizar outro tipo de actividades, mas já existem mais de 20 bandas confirmadas, a maior parte delas na área do rock e do punk, como os Motornoise, Grito, Repressão Caótica, Stvenseagal e Upset Sheeps.

Sugerir correcção
Comentar