wicho/ Flickr
Foto
wicho/ Flickr

A música actual é mais monótona e previsível?

Foram analisadas mais de 464 mil canções de diferentes géneros musicais e editadas entre 1955 e 2010

A actual música popular ocidental é mais monótona e previsível e tem o volume de som mais alto, concluiram investigadores de Espanha, num estudo científico publicado na quinta-feira na revista Scientific Reports.

Na investigação, realizada por peritos de vários centros científicos da Catalunha com recursos a programas informáticos, foram analisadas mais de 464 mil canções de diferentes géneros musicais e editadas entre 1955 e 2010, referem a agência Efe e o jornal The Guardian.

Pelos parâmetros analisados, como padrões melódicos, volume de som, métrica e riqueza vocabular das letras, concluiu-se que, em 50 anos, diminuiu a diversidade de combinação de notas, numa música, e de palavras.

Os investigadores verificaram que é relativamente fácil prever a sequência de notas musicais de uma canção e cada vez mais são usados os mesmos instrumentos musicais.

O estudo revela ainda que, em meio século, dado o avanço tecnológico, ocorreu um aumento gradual do volume das canções quando gravadas.

As 464 mil canções analisadas, que vão do pop rock ao hip hop e ao heavy metal, foram escolhidas entre um milhão de faixas de uma base de dados da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, editadas entre 1955 e 2010.

Sugerir correcção