Little Boxes são caixas de música para o iPad

O que é que uma caixinha de música tem a ver com o iPad? Aparentemente nada. Mas Joelle Aeschlimann criou uma ligação entre estes dois objectos

Foto

Parece uma caixinha de música normal, mas com a particularidade de precisar do iPad para cumprir a sua missão.

Este objecto recém-nascido chama-se Little Boxes e foi criado por Joelle Aeschlimann. O objectivo era expandir as interacções entre o analógico e o digital, isto é, criar uma nova dimensão para as caixas de música, de forma a descreverem várias sensações visuais que não existe neste tipo de objectos.

O primeiro protótipo foi construído em metal com pequeno espaço para passar a manivela. Mas Joelle queria evidenciar a diferença entre o analógico e o digital. Assim, avançou (ou recuou) no processo e construiu as pequenas caixas de música em madeira.

Foto

As Little Boxes são constiuidas por dois pedaços de madeira conectados pela manivela que, por sua vez, está ligada a duas pequenas borrachas. Para haver uma melhor aderência ao iPad, Joelle colocou uma mola entre as borrachas de forma a que a manivela pudesse rodar e fosse detectada pelo iPad.

As pequenas borrachas servem para "comunicar" ao iPad a posição da caixa de madeira e assim determinar a sincronização do som com as animações.

Joelle Aeschlimann da ECAL (Universidade de Arte e Design de Lausanne, na Suíça) utilizou o Adobe Air para o iOS, um iPad e as pequenas caixas de música — tão básicas e mágicas como aquelas que sempre conhecemos.

Sugerir correcção
Comentar