China: Apple paga 47 milhões para usar o nome iPad

Ao ter apresentado uma queixa contra a venda do iPad da Apple em diversas cidades chinesas, a Proview conseguiu fazer com que o tablet fosse apreendido em pelo menos duas localidades

Foto
Roger Luo/Flickr

A Apple aceitou pagar 60 milhões de dólares (47 milhões de euros) para resolver o litígio sobre a propriedade do nome iPad que mantinha com um fabricante chinês, anunciou nesta segunda-feira o Supremo Tribunal da província de Guangdong (Sul do país).

A sociedade Proview Technology, que comercializava até 2009 um computador de secretária chamado IPAD, tinha levado a Apple a tribunal, na China, afirmando deter os direitos para aquele nome na China e tentou proibir a venda do tablet do fabricante americano naquele país asiático. 

Na sequência de um acordo concluído a 25 de Junho, a Apple concordou entregar 47 milhões de euros à Proview Technology e pediu na semana passada a um tribunal intermediário da cidade de Shenzhen que faça aplicar a justiça.

Esta segunda-feira, o tribunal fez chegar ao departamento chinês da indústria e do comércio a decisão de transferir a marca IPAD para a Apple, o que significa que a Proview Technology deixará de gozar do direito de usar esse nome, segundo um comunicado do Supremo Tribunal de Guangdong. 

“Isso significa que o diferendo entre a Apple e a Proview sobre os direitos da marca iPad foi resolvido de maneira satisfatória”, diz o comunicado publicado no site do Supremo Tribunal. 

Ao ter apresentado uma queixa contra a venda do iPad da Apple em diversas cidades chinesas, a Proview conseguiu fazer com que o tablet fosse apreendido em pelo menos duas localidades. A Proview registou o nome IPAD a partir do ano 2000 em diversos países, incluindo na China.

A Apple tinha posteriormente adquirido junto da Proview os direitos para usar esse nome para o mundo inteiro, mas a empresa chinesa sustentou que a aquisição não se aplicava à China. 

Em Fevereiro, os advogados da Proview tinham anunciado que eles iriam tentar um processo contra a Apple na justiça americana a fim de pedir milhares de milhões de dólares de compensação por danos aos interesses da companhia.

Sugerir correcção
Comentar