Cripta onde Elvis Presley foi sepultado foi retirada de leilão

Desde que o leilão foi anunciado, surgiu na Internet uma petição que pedia que a cripta fosse mantida como local de adoração a Elvis Presley, que morreu em 1977

Foto
Fãs de Elvis Presley querem manter a cripta como um local de culto

A cripta onde Elvis Presley foi inicialmente sepultado, e que este fim-de-semana ia ser leiloada, foi retirada à última hora do catálogo da Julien's Auctions, depois dos vários protestos dos fãs, que defenderam que a cripta deve ser mantida como um santuário.

O leilão foi anunciado no final de Maio e não passou indiferente aos fãs de Elvis Presley que, ao contrário do esperado pela leiloeira de Los Angeles, não se entusiasmaram com a ideia de poder comprar a cripta original do músico, que ainda hoje é adorada por milhares de pessoas que a visitam diariamente e deixam flores e objectos em lembrança de Presley.

Desde que o leilão foi anunciado, surgiu na Internet uma petição que pedia que a cripta fosse mantida como local de adoração a Elvis Presley, que morreu em 1977. O seu funeral aconteceu em Graceland, a famosa propriedade, e o corpo do cantor foi depois sepultado temporariamente nesta cripta num mausoléu privado do cemitério de Forest Hill, em Memphis, Tenessee.

Jardins de Graceland

Só cerca de dois meses depois, o corpo de Elvis Presley foi transferido para o túmulo definitivo, nos jardins de Graceland. Em pouco menos de um mês, a petição foi assinada por mais de dez mil pessoas. No texto da petição, lançada pelo site Elvis Matters, os fãs alegaram que a partir do momento em que a cripta fosse comprada por alguém, deixaria de ficar acessível aos seguidores de Elvis Presley.

“Dá para imaginar visitar a cripta e passar alguns momentos em silêncio, quando lá dentro está sepultado um desconhecido?”, lê-se na petição. Depois das manifestações contra a sua venda, a leiloeira optou por retirar a cripta do catálogo, garantindo em comunicado que o lote não será leiloado até que o cemitério “encontre um plano que melhor se adeque aos interesses dos fãs, respeitando e preservando a memória de Elvis”. 

O lote da cripta incluía ainda os custos de abertura da sepultura, uma nova lápide e o uso da capela para a cerimónia fúnebre, pressupondo que pudesse novamente ser usada, estando explícito nas condições de venda que o novo proprietário não poderia mover a cripta. 

A cripta não foi à praça mas foram vários os objectos pessoais de Elvis Presley que foram leiloados, destacando-se entre eles o telefone pessoal, vendido por 20.500 dólares (16.300 euros) e um colar de ouro com as iniciais “EP” e que foi arrematado por 31.200 mil dólares (24.800 euros). 

Outro dos destaques do leilão foi o robe que Amy Winehouse usou no vídeo de “Rehab”, vendido por 34.400 dólares (27.400 euros).

Sugerir correcção
Comentar