Fotogaleria
Aldea, o restaurante de George Mendes, tem uma estrela Michelin DR
Fotogaleria
Temos de dar mais luz à nossa culinária”, diz Rui Correia

Jovens “chefs” luso-americanos levam culinária portuguesa ao “Today Show” da NBC

Rui Correia e George Mendes, cujo restaurante recebeu recentemente uma estrela Michelin, mostraram como se prepara gambas com piri-piri e gaspacho

Dois jovens “chefs” luso-americanos, Rui Correia e George Mendes, levaram a culinária portuguesa na quarta-feira a cerca de cinco milhões de telespectadores norte-americanos, através do “Today Show” da NBC.

Esta foi a sétima vez no “Today Show” para o “chef” Rui Correia, proprietário dos restaurantes “Douro” e “Piri-Q”, que preparou gambas com piri-piri no segmento de cerca de cinco minutos, a propósito de um jantar “gourmet” do Dia de Portugal no próximo domingo.

“Estamos a tentar puxar o nome [de Portugal], a culinária, a história perante o povo norte-americano”, disse à Lusa o chefe de cozinha natural do Porto. Em vez de um prático típico, a cadeia de televisão pretende pratos inovadores e fáceis de preparar, que o público possa reproduzir em casa. Correia acompanhou as gambas com piri-piri de arroz de feijão com ananás, enquanto George Mendes, cujo restaurante Aldea recebeu recentemente uma estrela Michelin, preparou gaspacho, num cenário decorado com um grande galo de Barcelos e um cachecol da selecção portuguesa de futebol.

Para o chefe de cozinha, que “cresceu à volta da cozinha” do “tasco dos avós na zona do Porto” antes de vir para os Estados Unidos aos nove anos, a culinária portuguesa é pouco conhecida no país, mas apreciada. “A imagem é sempre boa. O americano quando come comida portuguesa adora e volta para comer mais. Talvez não seja tão conhecida, temos de dar mais luz à nossa culinária”, afirma Correia.

Juntamente com outro jovem chefe de cozinha luso-americano, David Santos, Mendes e Correia vão preparar no próximo domingo um almoço “gourmet” de Dia de Portugal no restaurante Aldea, que pretendem vir a repetir regularmente como forma de promoção da nova culinária portuguesa. “Quisemos fugir do normal e fazer uma apresentação nova, mostrar que cozinha portuguesa tem várias maneiras”, afirmou Correia à Lusa. É uma iniciativa que partiu da associação Portuguese Circle, que há cinco anos organiza uma celebração do Dia de Portugal com a comunidade portuguesa em Nova Iorque.