Fotogaleria
Fotogaleria
DR

As festas populares também podem ser alternativas

Durante o mês de Junho, o Jardim Móvel do Cais do Sodré, em Lisboa, recebe o Arraial Santos Pop. Uma festa popular em tons alternativos

E se as festas populares de Lisboa tivessem um tom alternativo? Foi o desafio que o Arraial Santos Pop quis concretizar. O objectivo é aliar as tradições de um arraial popular com as tendências alternativas da cultura portuguesa.

O Arraial Santos Pop aconteceu, pela primeira vez, em 2010 na Bica, em Lisboa. A partir de uma associação sem fins lucrativos (a Bola Cintilante) o objectivo era !criar um arraial popular um pouco alternativo aos arraiais populares que toda a gente conhece", observa Cláudia Batalhão, do Arraial Santos Pop. "Queriamos fugir ao conceito 'pimba', tanto a nível da música como espectáculos e comida", acrescenta.

Música, sardinhas e futebol

A música é uma das principais atracções de qualquer festa popular. Neste sentido, a organização do Santos Pop alterou um pouco as coisas. Como? Convidou nomes portugueses como Ena Pá 2000, JP Simões, Capitão Fausto ou Yellow para se juntarem ao arraial popular. No entanto, a música "considerada pimba" continua a fazer parte deste evento "com o DJ Tony, por exemplo, que vai buscar temas populares, transformando-os de uma forma mais alternativa", conta Cláudia Batalhão.

E porque não é só de música que se fazem os arraiais, a Santos Pop resolveu dar um tom alternativo à cozinha típica destas festas. Em vez de sardinhas assadas, fêveras e broa, o Santos Pop "vai preparar 'sandwiches' de sardinhas, por exemplo, ou sopa de tomate" pelas mãos do chefe Leonardo Guzman, observa Cláudia Batalhão.

A terceira edição do Arraial Santos Pop será no Jardim Móvel do Cais do Sodré, durante o mês de Junho. De quarta-feira a domingo, a partir das 19h00 toda a gente está convidada a dançar ao som de músicas populares com um toque alternativo. O Santos Pop abre excepção na noite de 12 de Junho, véspera de Santo António. Para além de concertos, sardinhas assadas, e tudo a que uma festa popular tem direito, o Arraial Santos Pop irá transmitir os jogos do Euro 2012, e terá workshops de danças tradicionais.

Na sexta-feira, dia 1 de Junho, os dj's Fulano 47 e Luis Oliveira juntam-se a Capitão Fausto para abrirem a quarta edição do Arraial Santos Pop.