Polícia Municipal de Lisboa retira ocupas da Rua de São Lázaro

Foto
Prédio municipal devoluto estava ocupado desde Abril por um grupo de jovens Pedro Maia

Agentes da Polícia Municipal de Lisboa estão a retirar nesta quinta-feira de manhã os ocupas que estavam no interior do prédio do n.º 94 da Rua de São Lázaro, disse o comandante daquela força de segurança.

Segundo o comandante André Gomes, a operação policial começou ao início da manhã e às 11h30 ainda estava a decorrer, com a presença da PSP no local. "No interior do prédio só estavam duas pessoas, um rapaz e uma rapariga, que foram identificados", acrescentou.

A retirada dos ocupantes decorreu “sem problemas”, com os agentes a acompanhar as duas pessoas até ao exterior. No entanto, segundo um dos elementos do grupo de ocupantes, João Silva, "houve violência policial durante o despejo".

A mesma fonte adiantou que "foram detidas três pessoas" - dois homens, um deles o advogado do grupo, e uma mulher (que estava dentro do prédio no momento do despejo). O advogado terá sido detido por "excesso de palavras", disse João Silva. O PÚBLICO contactou a PSP para confirmar as detenções mas ainda não obteve resposta.

João Silva afirmou ainda que a Polícia Municipal "não apresentou fundamentos para o despejo", lembrando que o grupo apresentou a 14 de Maio uma providência cautelar contra a ordem de despejo assinada pela vereadora da Habitação, Helena Roseta, a 2 de Maio. Em resposta à providência cautelar, o tribunal decidiu proibir a autarquia de "iniciar ou prosseguir com a execução do acto administrativo", ou seja, de proceder à desocupação.

A câmara tinha dez dias para "deduzir oposição" à providência cautelar, o que aconteceu, segundo o comandante da Polícia Municipal. "A câmara foi citada e respondeu nos termos do contencioso administrativo, com uma resolução fundamentada", disse o comandante André Gomes, sublinhando que o despejo é "legal".

Os serviços municipais retiraram de dentro do prédio os objectos pessoais dos ocupantes, que vão ser encaminhados para o depósito municipal, de onde poderão ser levantados pelos proprietários. O edifício vai ser esvaziado e ficará à guarda da câmara.

Por volta das 12h estavam cerca de duas dezenas de pessoas junto ao edifício, que entretanto desceram a Rua de São Lázaro e estão a dirigir-se para a Rua do Ouro, onde funciona o gabinete da vereadora Helena Roseta.

Segundo o blogue na Internet do movimento de ocupas que em Abril se instalou naquele prédio municipal devoluto - em solidariedade com o movimento Es.Col.A, desalojado da desactivada escola da Fontinha pela Câmara do Porto - a “actuação policial começou hoje pelas 10h".

Notícia em actualização
Sugerir correcção
Comentar