Optimus Primavera Sound: sete em cada 10 festivaleiros são estrangeiros

Organização diz que valores se devem mais à importância da marca Primavera no exterior do que propriamente ao desinteresse do público português

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Nelson Garrido

O Primavera Sound promete trazer um novo público ao Porto. 70% dos bilhetes vendidos foram comprados por estrangeiros e já só falta vender cerca de 30% dos bilhetes totais. À espera de 25 mil pessoas por dia, o festival está a ultrapassar as expectativas da organização.

José Barreiro, da organização, diz que este fenómeno se deve mais à grande procura de estrangeiros do que propriamente ao desinteresse do público português.

“A marca Primavera Sound é mais forte no exterior”, diz. No que toca a festivais, “Portugal está muito ‘virado para dentro’ e são poucas as pessoas que circulam na Europa para ver festivais, enquanto na Europa isso é prática comum”, explica.

Apesar de advertir que “ainda é cedo para revelar números”, avança que faltam apenas vender cerca de 30% da totalidade de bilhetes, o que ultrapassa as expectativas iniciais da organização. “A expectativa está bastante acima do que esperávamos, já que este é um ano de crise, em que as pessoas estão com bastante menos dinheiro. Estamos a ter uma aceitação muito boa”, afirma.

Para além disso, há sempre a “compensação pela procura do exterior”, que advém essencialmente de Espanha, Inglaterra e depois de França e Itália. Mas nem só na Europa se compraram bilhetes. O Optimus Primavera Sound chegou ainda à Nova Zelândia ou ao Nicarágua.

Pelo contacto que a organização tem tido com quem já comprou bilhete, “exceptuando espanhóis, quase 100% destes estrangeiros nunca veio ao Porto”, conclui.

Sábado, que reúne nomes como Death Cab for Cutie, The xx ou Kings of Convenience, tem sido o dia mais procurado.

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