Quinze mortos e seis sobreviventes em queda de avião no Nepal

Um dos sobreviventes da queda da aeronave
Fotogaleria
Um dos sobreviventes da queda da aeronave Foto: Umesh Pun/AFP
O avião despenhou-se numa montanha
Fotogaleria
O avião despenhou-se numa montanha Foto: Chandeshor Bastokoti/Reuters
O aparelho transportava 21 pessoas
Fotogaleria
O aparelho transportava 21 pessoas Foto: Santosh Pokharal/Reuters
Uma fotografia tirada no passado dia 25 de Abril mostra um avião da Agni Air no aeroporto de Jomsom
Fotogaleria
Uma fotografia tirada no passado dia 25 de Abril mostra um avião da Agni Air no aeroporto de Jomsom Foto: Menahem Kahana/AFP

Um pequeno avião que transportava 21 pessoas caiu nesta segunda-feira numa região montanhosa no Norte do Nepal, provocando 15 mortos, dos quais 13 de nacionalidade indiana, sendo que as outras seis pessoas que seguiam a bordo do aparelho sobreviveram.

“Quinze pessoas morreram. Treze eram turistas indianos, as outras duas eram os pilotos nepaleses. Há seis sobreviventes, entre os quais a comissária de bordo nepalesa”, disse à AFP Binod Singh, porta-voz da polícia do Nepal, acrescentando que o avião transportava 18 passageiros e três membros da tripulação.

O director comercial da companhia aérea nepalesa Agni Air – a proprietária do avião acidentado –, Pramod Pandey, acrescentou, por seu lado, que dois dinamarqueses também viajavam naquela aeronave, sem contudo adiantar mais pormenores.

O acidente com aquele aparelho da Agni Air ocorreu numa montanha junto a Jomsom (a 200 quilómetros da capital nepalesa, Katmandu), uma área conhecida por montanhistas situada perto de Annapurna, afirmou o mesmo porta-voz da polícia.

“O avião estava prestes a aterrar no aeroporto de Jomsom” quando “embateu numa parte da montanha”, referiu ainda Binod Singh, acrescentando que os seis sobreviventes, entre os quais estão duas crianças, foram já resgatados e socorridos.

Acidentes aéreos no Nepal

O avião fazia a ligação entre Pokhara (um dos destinos turísticos mais populares do Nepal, no centro do país) e Muktinath, um importante local de peregrinação para hindus e budistas próximo da passagem de Thorong La em direcção ao Himalaias, especificou Rajendra Singh Bhandari, porta-voz regional da polícia. “Um quartel militar fica próximo do local do acidente, o que facilitou as operações de socorro”, acrescentou.

A utilização do transporte aéreo no Nepal é muitas vezes a única forma de chegar a determinadas regiões, uma vez que a rede rodoviária é pouco desenvolvida por causa das vastas áreas montanhosa, por vezes só acessíveis a pé ou através de avião.

Os acidentes aéreos são, por isso, relativamente frequentes no país, que tem dos picos mais altos do mundo. Em Setembro de 2011, um pequeno avião caiu, morreram 19 pessoas, entre as quais turistas estrangeiros que tinham como destino o Evereste. Menos de um ano antes (Dezembro de 2010) caiu uma outra aeronave: morreram 22 pessoas, algumas estrangeiras, a 140 quilómetros de Katmandu.

Sugerir correcção
Comentar