DR
Foto
DR

Stock Market: três dias de descontos em Lisboa

Edição de Verão começa nesta sexta-feira: mais de 70 lojas oferecem produtos com descontos entre 50 e 80 por cento

Cerca de 70 lojas irão vender produtos com descontos entre os 50 e os 80 por cento, entre esta sexta-feira e domingo, em mais uma edição do Stockmarket em Lisboa, que decorre pela primeira vez na Cordoaria Nacional. “Contamos com cerca de 300 a 500 marcas. Estão presentes cerca de 70 lojas e quase todas elas são multimarcas”, disse à Lusa a directora do Stockmarket, Carla Sousa.

Este mercado de escoamento de "stocks" realizou-se pela primeira vez em 2003 e nas últimas edições foi visitado, em cada uma delas, por cerca de 10 a 15 mil pessoas. De acordo com Carla Sousa, e segundo inquéritos realizados em edições anteriores da iniciativa, o valor das compras feito por cada visitante varia entre os 25 e os mil euros. “Depende, se é a edição de Inverno, na qual os visitantes recebem o subsídio de Natal e estão mais propensos para consumir”, disse.

Segundo o regulamento do Stockmarket, cada participante tem que aplicar nos produtos que tem à venda um mínimo de 50 por cento de desconto. “Nas últimas edições tem-se notado um aumento do número de lojas a praticar os 70 por cento ou mesmo os 80 por cento. Sempre houve grandes descontos no Stockmarket mas não estavam anunciados porque o conceito deste evento é a prática de preços de liquidação, visto a ideia ser ‘despachar’ somente em três dias a maior quantidade possível de peças e poder capitalizar ao máximo o 'stock' de estações passadas”, referiu Carla Sousa.

Mesmo numa altura em que, motivadas pela crise económica, muitas lojas praticam descontos e fazem promoções durante quase todo o ano e já não apenas na época de saldos, a directora do Stockmarket considera que faz sentido manter a iniciativa. “As lojas fazem promoções e descontos menores do que 50 por cento das colecções actuais. Vale sempre muito a pena, porque no Stockmarket, [as pessoas] têm a oportunidade de comprar marcas que só neste evento é que fazem descontos muito bons, como por exemplo, as grandes marcas internacionais”, defendeu.

Como já vem sendo hábito, o primeiro dia de Stockmarket, esta sexta-feira, é de antecipação, entre as 17h00 e as 23h00, reservado a quem compra os bilhetes no valor de 25 euros. No sábado o Sotckmarket está aberto entre as 11h00 e as 21h00 e no domingo entre as 11h00 e as 20h00. Para estes dois dias os bilhetes custam cinco euros.

Para amenizar o preço das entradas, a organização lançou as campanhas 2 por 1, em que entram duas pessoas mas só pagam um bilhete, e É Preciso ter Lata, em que quem levar comida enlatada no valor mínimo de três euros não paga bilhete. Esta segunda campanha é válida apenas no sábado e no domingo.