A Lisboa mulata dos Dead Combo em concerto

Foto
Os Dead Combo actuam hoje na Aula Magna, em Lisboa Rui Soares

Hoje na Aula Magna às 22h

Não se pode dizer que seja um concerto de consagração – os Dead Combo há muito que são consagrados – mas é mais um momento especial no percurso da dupla Tó Trips e Pedro Gonçalves. Desde o início que foram capazes de desenvolver uma sonoridade singular, assente em ambientes e climas de fado, adicionando-lhe elementos de tango, flamenco, música africana ou bandas-sonoras de Ennio Morricone. Esta multidão de referências, poderia contribuir para a perda da sua voz, mas isso não aconteceu, tendo arquitectado um género à parte, assente também ele num imaginário visual peculiar, obscuro e mediterrânico. A sua música é predominantemente instrumental, criada a partir de guitarra e contrabaixo, mas de vez em quando, não dispensa vozes. No último álbum, Lisboa Mulata, editado o ano passado, participaram Sergio Godinho, Camané ou Marc Ribot. E também a Royal Orquestra das Caveiras e as Víboras do Chiado. 

Na Aula Magna, em Lisboa, hoje (22h), e também no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, sábado, vão fazer-se acompanhar pelo fadista Camané, pelo baterista Alexandre Frazão e pela Royal Orquestra das caveiras e as Víboras do Chiado. Uma formação irrepetível que irá abordar o mais recente álbum, que contém temas inspirados pelas mornas de Cabo Verde ou pelos climas da América do Sul. 

Recentemente o duo esteve em Toronto, no Canadá, depois de já ter actuado em países como a Hungria, Checoslováquia, Estónia ou Turquia, um trajecto internacional que não espanta, porque a música da dupla filia-se numa ideia de portugalidade, sem deixar de conter um evidente apelo universalista. 

Sugerir correcção
Comentar