Vídeos de todo o país

O caos no Pingo Doce visto no YouTube

Teresa Villaverde captou a enchente num dos hipermercados da Jerónimo Martins em Lisboa
Foto
Teresa Villaverde captou a enchente num dos hipermercados da Jerónimo Martins em Lisboa DR

A acção de promoção do Pingo Doce gerou uma corrida às lojas do grupo Jerónimo Martins e marcou o Dia do Trabalhador. A afluência de multidões, os carrinhos de compra cheios, as filas intermináveis e a confusão ficaram registados em vídeos gravados por todo o país e publicados online. Um deles foi realizado pela cineasta Teresa Villaverde, em Lisboa.

A realizadora portuguesa, autora de filmes como Mutantes ou Transe, gravou numa das lojas do Pingo Doce na capital, sem identificar qual, editou as imagens e publicou o vídeo ainda ontem, terça-feira, na conta de YouTube da produtora do seu mais recente filme, Cisne – a Alce Filmes.

O vídeo de Teresa Villaverde – cineasta premiada internacionalmente, incluindo no Festival de Veneza, por Três Irmãos (1994) e Água e Sal (2001) – mostra a enchente vivida naquele hipermercado que, na altura da gravação, já se encontrava de prateleiras e bancas despidas e com enormes filas nas caixas, com longas esperas para pagar.

O vídeo de Teresa Villaverde é apenas um dos muitos que foram publicados online, nesta terça-feira, 1.º de Maio. Os vídeos partilhados no YouTube, por exemplo, permitem percorrer o país e ver como o Dia do Trabalhador foi passado em lojas do Pingo Doce de norte a sul.

Braga
Argivai, Póvoa de Varzim
Sertã
Leiria
Forte da Casa, Vila Franca de Xira
Reboleira, Amadora
Lavradio, Barreiro