Futebol

Liga inglesa pondera negociar direitos televisivos para a Europa em bloco

Foto
Foto: AFP

Os responsáveis pela Liga inglesa de futebol estão a considerar a venda em bloco para toda a Europa dos direitos televisivos sobre os jogos, podendo registar-se um aumento exponencial dos preços para os subscritores fora do Reino Unido.

Segundo noticia a agência noticiosa AP, a negociação sobre as partidas do campeonato mais rico do Mundo tinha sido sempre efectuada individualmente com estações ou canais de TV de cada país, mas a “Premiership” quer impedir que os encontros sejam vistos em solo britânico através desses serviços estrangeiros mais baratos.

O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias decidiu anteriormente que os detentores dos direitos não podem impedir os telespectadores de assistir a jogos através de operadores estrangeiros.

A sentença seguiu-se ao processo que envolveu uma dona de um bar em Inglaterra, que oferecia o visionamento de jogos de futebol da Liga inglesa aos clientes com recurso a um descodificador de um serviço grego, a cerca de um décimo do preço da operadora licenciada para o território britânico, a BSkyB, que desembolsou 2,5 biliões de libras (cerca de três mil milhões de euros) pelo actual contrato.

Caso o plano da Liga inglesa, de negociar em pacote para toda a Europa, vá em frente, os vencedores do concurso poderão controlar os custos para os subscritores em cada país, estabelecendo-se como estações ou canais de TV ou revendendo os direitos a operadores já existentes.