Benfica consegue primeira vitória da época para lá do Douro

Foto
Bruno César marcou o golo da vitória do Benfica Foto: Reuters

Depois dos empates em Barcelos, Porto e Braga e da derrota em Guimarães, o Benfica conseguiu a primeira vitória além do rio Douro no campeonato, ao triunfar em Paços de Ferreira, resultado que lhe permite reduzir para um ponto o atraso para o líder FC Porto e manter-se ao lado do Sp. Braga. Num jogo quase sempre interessante e intenso e em que os golos surgiram sempre contra a corrente, o Benfica obteve um triunfo muito suado.

A vantagem com que o Paços saiu para o intervalo era algo injusta. É verdade que a equipa mostrou sempre qualidade de jogo, fiabilidade defensiva e eficácia concretizadora (marcou ao terceiro ameaço), mas os primeiros 25 minutos foram de domínio do Benfica, que não foi capaz de aproveitar quatro boas situações. As três primeiras foram desperdiçadas por Nolito, Saviola e Cardozo, numa fase eléctrica do jogo. Mas o desperdício mais escandaloso surgiu ao minuto 24, quando após uma defesa de recurso de Cássio, Bruno César não acertou na baliza deserta.

A partir daí, o jogo mudou e o Benfica passou por muitas dificuldades, principalmente no seu lado direito, por causa do futebol de Melgarejo. Isso acabou por ser nítido no golo, apontado por Michel.

O Paços não acusou sequer a substituição forçada do lesionado Manuel José, mas nos pratos da balança importa contabilizar um penálti que ficou por marcar a favor do Benfica, aos 43’, quando Bruno César foi derrubado por Luís Carlos.

O Paços entrou melhor no segundo tempo quando no Benfica surgiram Gaitán e Nélson Oliveira. E, depois de dois ameaços, Melgarejo fez a bola esbarrar no poste de Artur. O Benfica sentia estranhas dificuldades até nos lances de bola parada, mas o Paços ainda teria um desperdício mais surpreendente aos 58’, quando Artur defendeu o remate de Álvarez e Michel não foi capaz de acertar na baliza deserta.

Mas o Benfica acabou por beneficiar da eficácia que lhe faltou na primeira parte. Chegou ao empate num lance em que Nélson Oliveira desequilibrou na direita e Gaitán foi certeiro no remate. E concretizou a reviravolta num livre marcado de forma magistral por Bruno César.

Faltava ainda jogar um quarto de hora, mas a tarefa estava facilitada, até porque o Paços ficou reduzido a dez com a expulsão de Michel. Nélson Oliveira ainda seria vítima de um penálti também não assinalado e, nos minutos finais, Ricardo ainda viu o vermelho directo.


POSITIVO e NEGATIVO

+


Melgarejo
O paraguaio foi o melhor em campo e alguma coisa andará mal se não fizer parte do plantel do Benfica na próxima época.

Bruno César
Marcou o golo da vitória com uma execução genial de um livre, sofreu um penálti não assinalado e criou boa parte dos desequilíbrios na área do Paços.

Jorge Jesus
Lançou dois jogadores ao intervalo e ambos criaram o golo do empate. O Benfica teve 25’ iniciais muito bons, passou depois por dificuldades mas deu a volta à situação.

-


Bruno Esteves
O árbitro deixou por marcar dois penáltis a favor do Benfica e teve um critério duvidoso em alguns lances que prejudicaram o Paços.
Ficha de jogoP. Ferreira, 1
Benfica, 2

Jogo no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira.Espectadores
Cerca de 5.500

P. Ferreira

Cássio, Nuno Santos, Filipe Anunciação, Ricardo, Luisinho, André Leão, Luiz Carlos (Ozéia, 80’), Vítor (Christian, 87’), Manuel José (Arturo Álvarez, 34’), Melgarejo e Michel.

Treinador

Henrique Calisto.

Benfica

Artur, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Capdevila, Javi García, Axel Witsel, Bruno César, Nolito (Gaitán, 46’), Saviola (Nélson Oliveira, 46’) e Cardozo (Rodrigo, 90’+1’).

Treinador

Jorge Jesus.

Árbitro

Bruno Esteves, de Setúbal.

Amarelos

Javi García (10’), Michel (28’ e 76’), Bruno César (42’), Luisão (49’), Luiz Carlos (67’), Nélson Oliveira (83’), Maxi Pereira (85’) e Artur (90+3’).

Vermelho por acumulação

Michel (76’).

Vermelho directo

Ricardo (88’).

Golos

1-0, Michel (28’); 1-1, Gaitán (63’); 1-2, Bruno César (68’).

Noticia actualizada às 20h53
Sugerir correcção
Comentar