Jogos Olímpicos

Atletas olímpicos britânicos aconselhados a evitar apertos de mão

Para os britânicos este é um gesto a evitar
Foto
Para os britânicos este é um gesto a evitar DR

A recomendação partiu do departamento médico do Comité Olímpico Britânico (BOA) e tem como objectivo minimizar "o risco de doenças" durante os Jogos Olímpicos.

Segundo a BBC, Ian McCurdie, responsável pelo gabinete médico do BOA, refere que a intenção é “reduzir o risco de doenças e optimizar a resistência [dos atletas], minimizando a exposição a bactérias”. Para o médico, esta “não é uma coisa assim tão descabida para se aconselhar, pois durante uma prova, por vezes tem que se apertar a mão a uma fila de 20 pessoas”.

A proposta de McCurdie parece, porém, condenada ao insucesso e a BBC acrescenta que Zac Purchase, medalha de ouro pela Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, sugeriu, de forma irónica, que os britânicos andem com desinfetantes durante a prova.

Confrontado com a recomendação dos britânicos, Patrick Sanduscky, porta-voz da equipa olímpica norte-americana, garantiu que nenhum conselho ou aviso do género será dado aos atletas dos Estados Unidos que vão estar presentes em Londres.