Futebol internacional

Barcelona perde em Pamplona e “oferece” título ao Real Madrid

Os jogadores do Osasuna fizeram a festa
Foto
Os jogadores do Osasuna fizeram a festa Foto: Ander Gillenea/AFP

A equipa de Guardiola não conseguiu evitar a derrota (2-3) frente ao Osasuna e ficou à mercê do Real Madrid, que pode ampliar para dez pontos a vantagem na classificação.

Um relvado gelado (estavam dois graus negativos quando a partida começou) e algumas poupanças com vista ao encontro de terça-feira contra o Bayer Leverkusen, da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ditaram a derrota do Barcelona diante do Osasuna.

Com Xavi, Iniesta e Fabregas no banco de suplentes, o Barcelona entrou praticamente a perder: Dejan Lekic, logo aos quatro minutos, fez o 1-0 para a equipa de Pamplona. O mesmo jogador fez o segundo golo do Osasuna aos 22’, antecipando-se à defesa “blaugrana”.

Alexis Sánchez reduziu a diferença no início da segunda parte, mas não passaram mais de cinco minutos até à resposta do Osasuna: Raúl García fez o 3-1 e repôs a vantagem da equipa de Pamplona.

Aos 73’ Cristian Tello marcou o segundo golo do Barcelona, mas a formação catalã já não teve tempo para chegar pelo menos ao empate. Mascherano chegou a introduzir a bola na baliza, num lance invalidado pelo árbitro da partida. Já na primeira parte os “blaugrana” se tinham queixado de um golo mal anulado.

Esta derrota deixa o Barcelona com os mesmos 48 pontos na classificação. Pep Guardiola pode ver o Real Madrid afastar-se ainda mais (neste momento está a sete pontos), dependendo do resultado da equipa de José Mourinho na recepção do Levante.

Nos outros jogos disputados neste sábado, o Bétis recebeu e venceu o Athletic de Bilbau por 2-1. O português Nélson, ex-Benfica, foi o herói do triunfo andaluz, ao apontar o golo da vitória no período de compensação, quando os bascos já jogavam em inferioridade numérica.

Com Tiago a titular e Pizzi a partir dos 70 minutos, o Atlético de Madrid realizou uma boa exibição, mas não conseguiu materializá-la em golos, e acabou por regressar a casa com um empate no terreno do Racing de Santander.

Resultados de sábado

Racing de Santander-Atlético de Madrid, 0-0


Osasuna-Barcelona, 3-2


Bétis-Athletic de Bilbau, 2-1


Notícia actualizada às 22h55